Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

clima eleitoral

52% não conhecem os candidatos; 10% não votariam em nenhum deles

Foto: Portal Prefeitura de Cuiaba

Pesquisa mostra que busca pela Prefeitura de Cuiabá ainda não empolga eleitorado

Pesquisa mostra que busca pela Prefeitura de Cuiabá ainda não empolga eleitorado

Cerca da metade dos eleitores desconhecem os candidatos a prefeito de Cuiabá ou ainda o eleitorado não está ligado ao processo eleitoral. A avaliação está na nova pesquisa do instituto Access Brasil em parceria com o Olhar Direto e divulgada nesta segunda-feira. 


A resposta para "não rejeita nenhum" e "não sabe e não respondeu" é listada, respectivamente, por 21,96% e 29,82% dos entrevistados. 

Mauro Mendes afirma que liderança em pesquisa 'aumenta responsabilidade'
Dos 32 vereadores com maior intenção de votos, 78% são nomes novos
Mauro Mendes lidera espontânea, mas metade ainda está indecisa
Mauro Mendes lidera com 27,5% de vantagem sobre segundo colocado

Os candidatos Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD) são os mais rejeitados pela segunda rodada de pesquisa do instituto. Eles têm 11,90% e 10,06%, respectivamente, da opinião dos eleitores de Cuiabá. Pela margem de erro de 4%, Maluf e Brito, estão tecnicamente empatados na rejeição. A pesquisa mostra ainda que cerca de 10% (9,94%) rejeita todos os candidatos.

A leitura do desconhecimento da eleição cuiabana pelo eleitor é confirmada pelo consultor do instituto, cientista político e economista, Jeverson Missias. "Os itens não rejeita nenhum e não sabe e não respondeu caracterizam que as pessoas estão indecisas. Cristaliza a indecisão do eleitorado", diz. "Os eleitores estão indecisos até para rejeitar", afirma. 

Depois dos mais rejeitados aparecem no levantamento Mauro Mendes (PSB), com rejeição de 5,40% e Lúdio Cabral (PT), com 3,56%. Do total de eleitores, 4,42% não votariam de jeito nenhum em Adolfo Grassi (PPL).

Missias confirma que o eleitorado ainda não entrou no clima eleitoral. "Há um desinteresse pelo quadro sucessório no atual momento. Mauro Mendes, por exemplo, está em campanha eleitoral desde 2008. O Guilherme Maluf já foi vereador e é deputado estadual", avalia.

Pesquisa

A pesquisa do instituto Access Brasil foi realizada de 6 a 10 de agosto e registrada sob o número TSE-MT 00102/2012, como determina a Justiça Eleitoral, e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos.

Foram feitas 800 entrevistas a eleitores coordenadas pelo cientista político e economista Jeverson Missias de Oliveira. A pesquisa é do tipo survey, distribuída entre 93 bairros representativos do eleitorado distribuídos em seis regiões da cidade, segundo base de dados do IBGE e cadastro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O levantamento foi feito de forma quantitativa, com realização de entrevistas pessoais, com aplicação de questionário estruturado e padronizado junto à amostra da população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet