Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

tom mais alto

Guilherme Maluf chama Governo ao ringue eleitoral por ferrovia

Foto: Aelson Ribeiro / Assessoria

Guilherme Maluf critica que governo tem muitas responsabilidades, como terminar obras da Copa do Mundo

Guilherme Maluf critica que governo tem muitas responsabilidades, como terminar obras da Copa do Mundo

Médico e empresário do setor, o deputado estadual licenciado Guilherme Maluf (PSDB) chamou novamente a responsabilidade do governo do Estado para obrigações não cumpridas, como a falta de ação e políticas na saúde e infraestrutura. Ele ecoou constatação de profissionais do setor de que "a saúde do Estado está um caos".


A afirmação foi feita em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, quando o candidato mencionou os atritos e debates mais acolorados entre candidatos a prefeito de Cuiabá no atual estágio da campanha.

Guilherme Maluf liga Lúdio Cabral a mensalão e o chama de 'bonequinho' controlado por Eder e Silval
Silval 'desmente' Maluf e afirma que ferrovia vai chegar em Cuiabá
Candidatos Guilherme Maluf e Carlos Brito têm maior índice de rejeição

"Ele (governador) tem que melhorar sua gestão. A saúde do Estado está um caos. Ele não está conseguindo pagar nem o que ele tem acordado com Cuiabá, que é a diferença das UTIs, o repasse do Pronto Socorro. E as nossas necessidades são muito maiores do que isso", cobra.

Na semana passada, Guilherme Maluf já havia cobrado o governador Silval Barbosa quanto à mudança no traçado da ferrovia senador Vicente Vuolo (Ferronorte), administrada por concessão pela América Latina Logística (ALL). A ferrovia não tem mais ramal por Cuiabá, relata Maluf. O tema veio à tona na propaganda eleitoral do tucano. Ele multiplicou o assunto depois.

O candidato estranhou a resposta diante da cobrança. "Entre os candidatos há discussão natural. Eu só fiquei assustado quado vi o governador do Estado, cidadão consciente, que tem tanto poder, querer discutir com um candidato a prefeito. Eu acho que ele tem muito mais coisa para cuidar. Ele tem as obras da Copa do Mundo para zelar, e eu acho que vão estar todas atrasadas. Vem as chuvas aí", recomendou.

Na quinta-feira (6), o vereador Francisco Vuolo, ex-secretário de Estado da área de logística, cunhou o termo "oportunista" e "demagogo" para Guilherme Maluf por ele incluir o tema na campanha. O pai de Vuolo, senador Vicente Vuolo, foi um dos que atuou no Estado e no Congresso Nacional por projetos e efetivação do modal em Mato Grosso. Maluf diz que faz defesa do povo e da cidade e que vai "morrer demagogo e oportunista" por causa disso.

Ferrovia

Atualmente, o traçado da ferrovia prevê terminais dela em Rondonópolis e Lucas do Rio Verde, motivo da discordância de Guilherme Maluf, ao alegar que a ferrovia não chegará a Cuiabá. Em junho, o governador Silval Barbosa e o ministro Paulo Sérgio Passos inauguraram o terminal de Itiquira, na região Sul de Mato Grosso.

Um trecho de 148 Km deve interligar a cidade a Rondonópolis até dezembro, segundo a concessionária ALL. As obras do trecho são com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, segunda etapa (PAC2).

Em 1999 a ferrovia chegou em Mato Grosso, na divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás, no município de Alto Taquari, ao ligá-lo com o terminal de Aparecida do Taboado (MS). Em 2002 a malha chegou a Alto Araguaia . A ferrovia integra os três Estados e mais São Paulo, cujo terminal marítimo para exportação é centralizado na cidade de Santos (SP).

A previsão do Plano Nacional de Viação era a ferrovia chegar a Cuiabá. Há 15 anos movimentos de empresários, imprensa, parlamentares e autoridades do governo estadual e federal têm debatido o tema e cobrado a construção da ferrovia em Mato Grosso, cuja malha ferroviária soma 260 Km.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet