Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

legado da Copa

Secopa propõe universalizar coleta seletiva em Cuiabá e VG até final de 2017

Foto: Reprodução

Secopa propõe universalizar coleta seletiva em Cuiabá e VG até final de 2017
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) propõe a universalização de 100% da coleta seletiva de lixo em Cuiabá e Várzea Grande até o final de 2017. A proposta foi apresentada pela Secopa durante Seminário Nacional Oportunidades para a Sustentabilidade Urbana, evento promovido pelo Ministério do Esporte, em Brasíia, nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), e que reúne durante representantes de todas as cidades-sedes de 2014 e consultores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).


O projeto de implantação foi apresentado pelo assessor da Secopa Paulo Fernandes, segundo o qual a iniciativa ocorre em parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. Em Cuiabá, o projeto deve começar pela região do Morada da Serra, que compreende mais de dez bairros e concentra uma população estimada em mais de 100 mil habitantes.

Para Paulo Fernandes, a Copa representa oportunidade única para que a as populações de Cuiabá e Várzea Grande tenham acesso à coleta seletiva de lixo e à melhoria da qualidade de vida.

"Começaremos o nosso projeto no Morada da Serra e sabemos que a Copa do Mundo será uma grande oportunidade para que Cuiabá e Várzea Grande tenham acesso à coleta seletiva de lixo, com geração de renda para os catadores e recicladores e benefícios à questão ambiental da baixada", afirmou Fernandes.

O cronograma de implantação prevê que 50% de Cuiabá será atendida com a coleta seletiva até o final de 2013. "Até o final de 2012 o projeto ficará pronto e no final de 2013 queremos atingir 50% da capital começando pelo bairro Morada da Serra. O governo e as prefeituras querem levar o projeto a 100% dos moradores em 2017", projeta.

De acordo com Fernandes, que é o coordenador de nove câmaras temáticas da Secopa, o projeto prevê a geração de 80 postos de trabalho e a humanização dos catadores e recicladores de lixo.

"Com isso queremos resolver o problema dos resíduos sólidos que poluem o rio Cuiabá e que são causadores de uma série de doenças à população", observa.

O projeto prevê uma grande campanha de conscientização da população e instalação de recipentes de coleta de lixo nas duas cidades. Os mais de 800 mil habitantes de Cuiabá e Várzea Grande produzem 650 toneladas de lixo ao dia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet