Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

TV Gazeta

Candidatos participam do primeiro debate; veja cobertura completa

14 Set 2012 - 10:55

Da Redação - Rodivaldo Ribeiro e Lucas Bólico/ Da Reportagem Local - Jonas Da Silva e Laura Petraglia

Foto: Olhar Direto

Candidatos participam do primeiro debate; veja cobertura completa
O empresário Mauro Mendes (PSB) foi o último candidato a prefeito a chegar para o primeiro debate televisionado entre os postulantes ao Palácio Alencastro, realizado pelo Grupo Gazeta de Comunicação. Na chegada, o peessebista informou que está preparado para os ataques que deverá sofrer e informou que se concentrou para o programa apenas durante a manhã de hoje.


Durante a chegada, o vereador Lúdio Cabral (PT) declarou que está muito feliz e que vai “trazer a força das ruas para o debate”. O candidato pelo Psol, Procurador Mauro, destacou a importância deste evento acontecer ao vivo, o que, segundo ele, possibilita ao eleitor ter um melhor discernimento sobre os postulantes.

Em frente ao Grupo Gazeta de Comunicação estão centenas de cabos eleitorais de Mauro Mendes. Ao contrário do que aconteceu em debates anteriores, apenas o peessebistas levou pessoas para fazer volume na frente da emissora.

Não acuso candidato de corrupção e depois abraço na eleição, diz Procurador Mauro

Mauro Mendes ajuíza queixa-crime contra Eder Moares e quer indenização de R$ 200 mil
Silval aposta que Lúdio termina primeiro turno na frente de Mauro
Brito nega que ligar Lúdio a aborto é 'sujo' e diz que baixo é usar máquina pública
Justiça proíbe candidato Adolfo Grassi de ironizar setor empresarial

Regras do debate

O evento contará com a participação dos cinco principais concorrentes ao Palácio Alencastro. Pelas regras estabelecidas pela emissora, apenas Adolfo Grassi (PPL), cujo partido não possui representação no Congresso, não participará do confronto.

O debate será dividido em quatro blocos, onde os candidatos responderão a perguntas formuladas por jornalistas convidados e poderão questionar um ao outro com temas de livre escolha. No primeiro bloco, cada um responderá a uma pergunta dos jornalistas Marcos Coutinho (Olhar Direto), Fernando Duarte (Diário de Cuiabá), Patrícia Sanches (RDNews), Laíse Lucatelli (Midia News) e Marcos Lemos (A Gazeta).

Minuto a minuto
:

13:57 – Mauro Mendes: “Quero agradecer a Deus pela saúde da minha esposa”, afirma. “Eu peço a sua ajuda para que possamos fazer uma campanha limpa. Acredito muito no futuro da nossa cidade. Acredito no trabalho, acredito na seriedade, por isso peço a oportunidade para vocês de poder administra nossa cidade”.

13:58 – Procurador Mauro: “Tenho uma preocupação muito grande, cresci na nossa cidade com nossos adversários e seus apoiadores administrando Cuiabá”, afirma. “É possível fazer uma cidade muito mais alegre, muito melhor para nós vivermos”, completa.

13:57 - Maluf: “quero reafirmar meu compromisso por essa cidade, reafirmar meus respeito por essa terra, onde meu filhos nascerem e minhas vozes”, diz. “Estamos vivendo o momento da virada”, completa.

13:56 - Carlos Brito: “Sou candidato com uma proposta muito clara, desde presidente de bairro. Fui secretário de estado, secretário municipal os cargos que exerci, tive as contas aprovadas pelos tribunais, tenho a coragem de enfrentar combates como este, não adianta um programa eleitoral bonito e faltar com a verdade, alguns gafanhotos tem tentado destruir minha candidatura, mas como Gideão, posso ter meu exército reduzido, mas vou lutar até o fim, com a ajuda de Deus serei vitorioso”.

13:55
- Lúdio Cabral: “O caminho me trouxe até aqui e a responsabilidade que eu tenho é enorme, 16 anos de militância na saúde pública, como servidor da prefeitura, quase oito anos exercendo mandato como vereador na Câmara, lutando ao lado da população da nossa cidade e pelos direitos que ela tem e que, infelizmente, nos últimos 8 anos vem sendo atendidos de maneira muito precária. Nesse tempo de luta fizemos uma jornada sem arrogância, sem mentiras. Na prefeitura, vamos tentar fazer uma jornada semelhante ao que desenvolvemos na Câmara, com humildade e gestão compartilhada”.

13:54
- Considerações finais

13:52 – Mendes: “Foi essa cidade que me deu todas as oportunidades que eu tive”, relembra. “Quero ajudar essa cidade com minha experiência de administrado, deixar o asfalto chegar na casa das pessoas, continuar o Cuiabá Vest”.

13:51 – Maluf: “Sendo prefeito de Cuiabá vou recuperar um daqueles casarões e instalar o gabinete do prefeito naquele lugar”, afirma. “Nosso berço e começo foi ali”.

13:50 – Mendes diz que Cuiabá tem que fazer muito mais do que só cuidar do centro histórico. Cita a cultura, culinária e diz que precisam ser valorizados pela prefeitura.

13:49 – Maluf para Mauro Mendes “O senhor tem alguma proposta para o centro histórico de Cuiabá?”

13:48 - Lúdio: “Primeiro diálogo que tive com o governador Silval Barbosa foi sobre a saúde, porque infelizmente hoje a população encontra as portas fechadas no Pronto-Socorro”.

13:47 – Procurador: “Essas OSS são instituições que vem de outros estados, recebem, não fazem licitação e não fazem recursos públicos”.

13:45 – Lúdio: “Vamos organizar na cidade um modelo gerencial da saúde pública”, promete, além de dizer vai valorizar os servidores, fortalecendo o atendimento primário.

13:44 – Procurador Mauro para Lúdio: “Seu principal cabo eleitoral, Silval Barbosa tem privatizado a Saúde. O senhor se diz contra a privatização da Samecap, mas como o senhor explica essa contradição?”

13:44 - Tréplica Maluf: "Acredito que a saúde de Cuiabá precisa de mais investimento e não tenho dúvida de que precisa de uma gestão mais adequada, temos hoje 650 mil habitantes que se somam à população de Várzea Grande e todo o aglomerado urbano, se não melhorarmos a saúde por lá, não conseguimos equalizar o problema da saúde na nossa capital".

13:43 - Réplica Mendes: "Se nos derem a oportunidade, vamos trabalhar muito e mudar a realidade de Cuiabá para melhor, mas saúde não é só temos que melhorar o asfalto e os espaços públicos para que as pessoas tenham uma vida mais feliz, se formos prefeitos, trabalhar com seriedade" (o candidato é interrompido).

13:42 - Guilherme Maluf: "Temos que construir um edifício com bom alicerce, uma boa base, para o edifício não cair, por isso propomos o atendimento multidisciplinar, reproduzindo uma experiência do Rio de Janeiro, para que se atue de uma forma que estimule a atividade física, se tratarmos a saúde nos bairros, com certeza diminuímos a demanda para o atendimento secundário das policlínicas e para o pronto socorro que é terciário, se não melhorarmos a saúde nos bairros, não adianta melhorar o pronto socorro que não teremos uma saúde eficiente. Nosso SAMU não funciona, farmácia de alto custo não funciona, precisamos que o estado cumpra o seu papel e invista os 12%..." (o candidato é interrompido)

13:41 - Mendes pergunta para Guilherme Maluf: "A saúde pública é o principal problema que aflige a população, que recebe a pulseirinha verde e fica lá 8 horas esperando atendimento, as pessoas que são humilhadas na saúde de Cuiabá sabe do que estamos falando, melhorar a saúde é melhorar o remédio, o exame, fazer com que as pessoas sejam atendidas com carinho, para respeitar as pessoas de Cuiabá, gostaria que o senhor falasse para nós, já que o senhor é médico e participou das administrações por 8 anos o que tem que ser feito para melhorar a saúde em Cuiabá".

13:40 – Procurador: “Porque o governo do estado não fez o que o Lúdio promete?”, questiona.

13:39 – Lúdio: "Nós vamos construir duas do unidade do CPAS que vão funcionar 24h por dia".

13:37 – Procurador Mauri: “A segurança pública é importante para o nosso programa de governo, mas essas coisas o seu apoiador político, governador Silval Barbosa já poderia ter feito”. Segundo o candidato, é importante o poder público assumir postos para tratamento de viciados.

13:36 – Lúdio para Procurador Mauro: “Buscamos uma experiência boa, como no município de Canoas, onde o município assumiu a responsabilidade sobre a Segurança Pública..."

13:36 – Lúdio: Toda a população que me apóia é porque leu meu plano de governo.

13h35 – Brito: "enfrentei o senhor Eder Moraes na Agecopa, a resposta não foi dada, por que levar essas pessoas para a Prefeitura de Cuiabá?".

13:34 – Lúdio: "Eu disse que vamos mudar a forma que Cuiabá vai ser governada. Cuiabá tem que ser governada por um prefeito que compartilhe o poder com a cidade. Cuiabá arrecadará ano que vem mais de R$ 50 milhões no IPTU. Vamos compor os nossos cargos de comando apartir de vários critérios para enfrentar os graves problemas que Cuiabá tem".

13:32 – Carlos Brito pergunta para Lúdio Cabral: “Não estou a serviço de candidatura nenhuma, estou aqui para mostrar o que o senhor tenta esconder: a legalização do aborto e Eder Moraes. Por que Eder Mores está na sua campanha?"

13:31 – Lúdio Cabral pede direito de resposta mas o mesmo é negado – Mendes havia o acusado de mentir.

13:30 – Último bloco

13:26 - Tréplica: "Candidato não pode faltar com a verdade, por isso que eu disse que o candidato lúdio destava parecendo com Wilson santos, porque está faltando com a verdade. Isso decepciona as pessoas, pois em época de eleição as pessoas começam a questionar incentivos fiscais, tem mais de 30 anos que sou empresário em mato grosso, para a campanha, para tudo, volta a campanha, voltam a questionar os incentivos fiscais".

13:25 - Réplica: "De fato o incentivo fiscal não é dinheiro público, mas esse dinheiro tinha que ser investido na estrutura da nossa cidade".

13:24
- Mendes responde: "Em primeiro lugar candidato, incentivo fiscal não é dinheiro que não é contabilizado, grandes produtores rurais tem incentivo, muyitos remédios para pressão tem incentivo fiscal, que abaixa o imposto para que ele fique mais barato, porque que mato grosso e todos osseus municípios dão incentvio fiscal, porque isso gera emprego em mato grosso, outra informação para o senhor meu primeiro incentivo fiscal foi em 2008, no fundeic, mas eu distribuo lucro desde 1998, eu faço, nisso o senhor está certo, muito pelos meus funcionários. Quem quiser montar uma indústria em Cuiabá, vai receber incentivo fiscal".

13:23 -  Brito pergunta a Mendes: "Sua empresa bitmetal recebeu incentivos fiscais de mais de 46 milhões em 10 anos, sendo que mais de 22 milhões foi só no ano de 2008, curiosamente em que o Eder Moraes era o secretário de fazenda, o senhor diz que paga 18º salário e vários benefícios, eu lhe pergunto se isso não fica mais fácil com recursos públicos".

13:23 -
Tréplica: "Eu não tenho dúvida, além disso, já perdemos a saída para o Pacífico, já existe uma pelo Acre e estamos correndo o risco de perder o trem, isso faz parte de um plano também para dirigir Mato Grosso".

13:22 -
Réplica: "Eu concordo até porque já criaram outros eixos, levando até Santarém e Goiás, o snehor acha que é um prejuízo para a população?"

13:21 -
Maluf responde: "Candidato Carlos Brito, estive sempre nas discussões quando discutia a ferrovia, inclusive quando ela passou anos parada em alto taquari até que fosse retomada. Mas a parte da logística apareceu agora, propondo uma nova ferrovia para mato grosso e eu não discordo dessa ferrovia no norte do estado, pois ela é necessária, o que eu não concordo é que Cuiabá não está incluída, pois eu vejo ela morrendo em Rondonópolis, sem chegar até Cuiabá. Dizem que não há interesse. Temos grãos para transportar, mas devemos atrair investimentos em nosso município, pois seria péssimo para Cuiabá não ter ferrovia, se isso for demagogia, eu quero morrer defendendo essa demagogia e minha cidade".

13:20 -
Brito pergunta a Maluf: "Candidato o senhor tem falado em ferrovia pra Cuiabá, o senhor está no segundo mandato de deputado estadual, quais ações o senhor fez antes do período eleitoral para essa causa e em o que o senhor contribuiu para a retomada e alerto que realmente é uma discussão muito importante".

13h19
– Lúdio: engraçado, o pessoal de Wilson Santos está todo com você, então você é quem tem que dar explicações.

13h18 – Mendes: “Em 2008 eu vi um candidato que prometeu tudo e o senhor se parece muito com ele. É impossivel se fazer.

13:16 – Lúdio: Vamos buscar parceria com o governo do estado e federal, um plano eficiente de planejamento ao lado do saneamento básico, queremos levar saneamento junto com asfalto. O custo está na casa dos R$ 800 milhões.

13: 16
– Mendes para Lúdio: no seu programa de governo quanto falta de asfalto em Cuiabá, quanto custa e como o senhor vai fazer e em quanto tempo?

13h15 – Maluf: vamos resgatar instituições financeiras que possam resgatar o microcreédito para empreendedores.

13:14 – Mauro: “vamos criar o maior programa de qualificação profissional deste município.

13:13 - Hoje temos mais de 50 mil vagas que não conseguem ser preenchidas por falta de qualificação, especialmente para os jovens. Temos uma série de cursos universitários que não contemplam, estão formando por formar pessoas.

13:13 - Mauro Mendes pergunta para Maluf:” eu sei a dor e o sofrimento de levar currículo aqui e ali. Gerar empregos é o sonho que eu tenho para que muitas pessoas possam construir a sua vida com dignidade. Qual a política sua para qualificação profissional?”.

13:12 – Procurador: “Hoje Cuiabá tem poucos espaços culturais. Precisamos levar nossos artistas e mestres da cultura popular para a escola. É importante o eleitor estar atento para candidatos que estão no governo e não investem na cultura agora prometem”.

13:11 – Maluf: “Quero aumentar o orçamento da cultura, estimular mais os eventos, siriri, cururu, rasqueado, bairros de Cuiabá.

13:10 - Procurador: “hoje o governo é maioria no conselho municipal de cultura e acaba atrapalhando”, afirmou.de acordo com o procurador, a cidade destina R$ 1 milhão para cultura e muito mais para escolas de samba.

13:09 - Maluf a Procurador Mauro: “O senhor como cuiabano, sabe a importância que damos à cultura. O que o senhor sedo prefeito vai fazer pela cultura da nossa cidade?”

13:09 - Tréplica de 
Mauro Mendes: "Talvez o candidato não conheça, mas houve uma mudança na maneira de se fazer distritos industriais. O que acontece hoje é que quem mora no CPA , olha o quanto tem que andar pra chegar no Distrito, o que vamos fazer são pequenos distritos, pra que as pessoas andem menos, o novo conceito é fazer com que o trabalhador possa morar muito mais próximo de onde vai trabalhar".

13:08 - Réplica de Guilherme Maluf: "eu infelizmente não achei essa proposta de novos distritos industriais em seu plano de governo, candidato, e eu acho que é super importante, pois Cuiabá tem apenas um e está superlotado, reivindicamos isso para o município de Cuiabá".

13:07 - Mendes responde: "Obrigado pela pergunta, candidato, eu tive a honra de ser presidente da fedreação das indústrias nos últimos anos. No SESI e no SENAI, o SENAI qualificava 20 mil pessoas por ano, hoje, ele qualifica mais de 80 mil pessoas por ano, realizamos a festa do trabalhador a maior festa desta cidade, com 100 mil trabalhadores. Nosso programa contempla sim, canddaito e eu tenho falado muito sobre isso, pois é o papel de um prefeito. ,como presidente da fedração da indústria eu atraí in vestimentos pra Cuiabá, se eu tiver a oportunidade de ser prefeito, vou trabalhar com vontade e seridade, vamos investir em especialização, vamos desburocratizar a prefeitura, porque hoje um simples alvará, uma mudança de endereço demora 6 meses".

13:06 -
Guilherme Maluf pergunta a Mauro Mendes: "Eu vejo em Cuiabá um grande problema de geração de oportunidades, estamos contemplando isso de várias formas em nosso plano de governo, vamos ofertar novos espaços para receber indústrias, empresas, teremos uma política tributária atrativa para receber novos empregos, lutamos para que Cuiabá esteja no contexto da ferrovia e analisando seu programa de governo, vemos que o senhor não fala sobre a instalação de um distrito industrial em Cuiabá".

13:05 -
Tréplica de Brito: "Inclusive o procurador Mauro terá a oportunidade de ajudar nesse wsofrço, o prefeito é o gerente, mas a população deve ajudar a fazê-lo, no intervalo entre uma coisa e outra, vamos administrar com isenção".

13:04 -
Réplica do procurador Mauro: Eleitor, o senhor deve estar muito atento. Embora nossa campanha seja humilde, nossa campanha é sem corrupção e combatendo enormemente a corrupção dentro de nosso governo.

13:03 -
Brito responde: "Ela representa o modo Brito de fazer política, quem controla e coordena minha campanha são as pessoas que eu escolhi, são pessoas com as quais eu tomo decisão. Assim será na Prefeitura de Cuiabá, seremos responsáveis pelo resultado, temos isso muito claro, então não há essa preocupação, estaremos instalando o GGI, teremos participação do Ministério Público, daremos a oportunidae de Cuiabá ser respeitada e administrada com a população recebendo aquilo que espera do gestor. Queremos, entre várias outras ações, a tecnologia como ferramenta de combate à corrupção".

13:02 -
Procurador Mauro a Carlos Brito: "Carlos Brito, nosso partido, o PSOL se destaca pelo combate à corrupção, temos grande destaque no combate à corrupção. O líder do seu partido responde a mais de 100 processos por desvio de dinheiro público em mais de 500 milhões de reais. Eu queria saber se a sua candidatura representa o modo Riva de fazer política.

13:01 Maluf: a Saúde passa sim por uma dificuldade de investimentos. “Infelizmente esse tipo de alinhamento não nos interessa nem um pouco”, diz.

13:00 – Procurador: “Eleitor, você deve ficar atento. Essa obra é um elefante branco que foi deixado pelos nossos governantes.

12:59 - Maluf: Não se trata apenas de Jayme Campos, passou também Baliro Maggi, Silval Barbosa... Somos a única capital do pais que não tem um hospital estadual. Por isso defendo a minha cidade.

12:58 - Procurador Mauro questiona Maluf: “O senhor denunciou o hospital regional e o descaso, mas os líderes do seu partido e seus apoiadores são como você são os resposa´veis pelo caos na saúde”, diz dobre o hospiatl regional.

12h58 – Brito rebate: “aqui o Samu está sucateado até para atender atropelamento. É preciso acreditar na nossa polícia. Confio na policia, nos bombeiros e na estrutura da segurança pública.”

12:57 – Lúdio defende a guarda municipal e diz que irá “cuidar de pessoas” e criar um programa de monitoramento de vídeo para a segurança.

12:56 – Brito: “Continuo acreditando na nossa Polícia Militar, Civil, jornada remunerada. Temos que investir realmente no uso da tecnologia, combater fortemente as drogas, por isso sou contra a legalização das drogas, temos essa posição e não será um discurso de alinhamento que vai mudar isso. Temos que buscar esse tratamento para a violência de forma clara

12:55 – Ludio questiona Carlos Brito: “Há recursos financeiros a nossa disposição no governo federal, vamos aplicar 12% do orçamento na Segurança”, promete. “Qual sua proposta para a Segurança?”

12:47 -
Réplica de Lúdio: "No ano passado, eu disse claramente ao prefeito Chico Galindo que eu era contra, principalmente à forma como estava sendo feita, infelizmente a Câmara aprovou, infelizmente o prefeito assinou esse contrato, o MP foi acionado e disse que está tudo bem, infelizmente isso aconteceu. Eu sou um homem de contrato, a palavra é muito importante, vocÊ tem que honrar a palavra, aprendi isso com meu pai. A água tem que ser colocada para a população em 100% das residÊncias, se isso acontecer, ela cumpriu o contrato para o bem de todos nós, se ela descumprir esse contrato, eu sou um duro cobrador, e cobrarei para que Cuiabá seja atendida com presços justos, não pode haver aumento de tarifa e nós vamos ficarlizar para que Cuiabá seja atendida, vamos fazer asfalto nos bairros com qualidade".

12:48 -
Réplica de Lúdio: "Mauro Mendes acabou de dizer que vai esperar nove anos para começar a asfaltar nossa cidade, nós temos compromisso com nossa cidade, snehor candidato, eu vou assumir minha responsabilidade de trazer para o municípo os recursos para expansão da rede de esgoto e água para que ela alcance o que ela tem hoje..." (o tempo acaba, o candidato é interrompido).


12:46 -
Mendes responde: "Lúdio diz que está alinhado com o estado e o governo federal, também estamos, candidato, porque o PSB faz parte da base da presidente Dilma, a Dilma com quem ele diz que está alinhado, está neste momento privatizando serviços no Brasil inteiro, vários. Quando o cndidato diz isso, eu lembro de um candidato que lá em 2008 falava manso, falava bonito mas faltava com a verdade, a linhha hoje do PT é pelas privatizações, porque o estado não consegue fazer tudo, por que Cuiabá só tem 32% de esgoto? Eu vou cobrar o cumprimento do contrato, se isso não acontecer, nós cancelamos".

12:46 -
Lúdio pergunta a Mendes: "Candidato Mauro Mendes, a capa do jornal A Gazeta de hoje traz uma notícia que nos preocupa muito e que diz respeito aos destinos da gestão do saneamento em Cuiabá. Lutamos contra a privatização da Ssanecap, foi uma maldade cona nossa poulção um patrimônio público c onsdierado como mercadoria, os serviços pioraram, as taxas se multiplicaram em mil por cento e essa notícia agora que a água que falta no nossso estado está indo pra bolsa de valores, sendo negociada como mercadoria. O que o candidato tem a dizer sobre isso?"

12:45 - 
É o início do terceiro bloco. Carlos Brito pediu direito de resposata a Lúdio Cabral, pois ele teria dito que Brito estaria a serviço de outras candidaturas. As regras do debate, diz o apresentador, restringem ofensa à honra e ataques pessoais, mas o direito de resposta é negado porque a emissora julga que o ataque foi político.

12h44
 – "É uma pena que com a história que o senhor tem, ter assumido esse papel de favorecer de outra candidatura e me atacar", declarou.

12h43 – "O senhor está usando os mesmos métodos de Eder Moraes, usando a máquina, pressionando os servidores", rebate Brito.

12h41 – “ Em primeiro lugar, o senhor tem que se informar melhor. O Éder Moraes não é meu coordenador de campanha. Eder Moraes é um cidadão de outro partido que decidiu me apoiar”, respode. “Temos uma campanha coletiva e vamos governar juntos a cidade", respondeu o petista.

12:41 - Clima esquenta entre Carlos Brito para Lúdio Cabral. “O senhor tem como coordenador de campanha o Eder Moraes, porque o senhor convocou esse senhor para ser seu coordenador"?, indagou Carlos Brito.

12:40 – “O papel do prefeito é a cobrança da resposabilidade. A população quando anda na rua tem medo. A quantidade de assalto e homicídios é uma monstruosidade. O governo do Estado não tem cumprido seu papel”, completa o Procurador.

12:39 Brito defende a ampliação do quadro da Plícia Militar e a jornada remunerada.

12:39 Procurador Mauro diz que a Guarda Muncipal é fraca e defende fortalecimento da instituição e o monitoramento eletrônico do transito, o que acaba auxiliando na elucidação de crimes. “O muncipio pode contribuir monitorando o transito”.

12:38 – Carlos Brito questiona Procurador Mauro: “Quando fui secretário de Segurança Pública fui bombardeado por apresentadores de televisão e deputados”, relembra. “Em pouco mais de uma ano reduzímos os estupros e a violência. Qual a porposta do senhor para a Segurança Pública de Cuiabá?”

12:37 -
Tréplica – "Candidato Mauro até acerta quando afirma que há exceções, mas não podemos nos pautar em exceções, devemos alinhar o que deve ser alinhado tanto para o bem quanto para o mal. Quando se é a favor de aborto e legalização das drogas, se deve assumir isso. Nós entendemos que [a saúde] é obrigação de todos, antes de pensar em construir novas estruturas, temos que melhorar as que já existem. Descentralizar a saúde, levando para perto dos bairros, das pessoas. Isso deve ser uma prática".

12:36 -
Réplica – "Acredito e sempre acreditei nisso, colocando Deus na frente, com muito trabalho e muita seriedade, vamos mudar a situação da saúde em Cuiabá. Carlos Brito, eu não concordo que o caos na saúde é em todo lugar, eu conheço e o senhor deve conhecer, lugares em que a saúde é muito boa, vamos fazer com que a população tenha médico, tenha remédio".

12:35 -
Carlos Brito responde: "Não é só em Cuiabá, infelizmente, é em Mato Grosso, é no Brasil, em todos os governos não é mais possível empurrar para debaixo do tapete. Preste atenção eleitor, mudaram, este alinhamento é que causou esta pressão negativa à população, fez a população padecer até agora. O que nos leva a acreditar que este alinhamento vá fazer algo diferente? Basta ver a saúde no Estado, esperam o paciente definhar para implantar as chamadas OS, o pronto socorro está sucateado, o Hemocentro faltando insumos primordiais para o seu funcionamento. A sobrecarga de pacientes do interior na capital, o SUS deve fazer isso, mas essa conta não deve ser paga única e exclusivamente por Cuiabá, o governo do estado tem que fazer sua parte, como prefeito, vamos exigir isso.

12:34 -
Mauro Mendes pergunta a Carlos Brito: "Tenho andado muito por Cuiabá, visitei praticamente todas as policlínicas, visitamos quase 40 PSFs, andamos em hospitais, pronto-socorro, Santa Casa, pra ver de perto a dura realidade que Cuiabá tem hoje na saúde pública. Acredito que é possível mudar essa realidade, com aplicação correta do dinheiro e somando a isso contratação de mais médicos e qualificação de profissionais. Precisamos mudar a realidade do tratamento de urgência e emergência. Quero perguntar ao candidato por que Cuiabá está com esse caos na saúde".

12:32
– Emtréplica, Procurador Mauro defende desburocratização para beneficiar o servidor, mas afirma que a principal proposta é a realização dos concursos públicos, para evitar que as secretarias sejam cabides de emprego de cabos eleitorais.

12:31 – Mauro Mendes retoma réplica e diz que vai respeitar os servidores públicos e lembra de sua atuação no Senai.

12:30 – Começa terceiro bloco do debate após pausa para horário eleitoral gratuito.

11:59 - Procurador Mauro responde: "No primeiro momento, a realização do concurso público, pois sou entusiasta do concurso público, porque só ele permite que uma pessoa como eu, nascido no Planalto, ocupar um cargo no Ministério Público, há pessoas que ano a ano dependem de indicação de políticos para continuar prestando serviço à prefeitura. Escolheremos os melhores, os que tiveram melhor empenho, que se preparam melhor. Outro ponto que consideramos importantíssimo é que existem pessoas ocupando cargos comissionados, pessoas estranhas à administração, só estão ali por indicação política. Vamos priorizar pessoas que estão ali com uma carreira, buscando uma formação continuada, pois essas pessoas conhecem o funcionamento da máquina administrativa. Vamos discutir a questão remuneratória, para as pessoas terem um plano melhor quanto a isso".

11:57 -
Mendes pergunta ao Procurador Mauro: "Cuiabá tem muitos problemas, a gente vê isso andando pelos bairros e como cidadão que já vive aqui há 32 anos, a saúde está um caos, precisamos fazer um grande trabalho com o servidor público. Isso é muito importante, sua qualificação, médicos na saúde, são muito importantes para melhorar Cuiabá, o servidor público de uma maneira geral, para melhorar os bairros. Os espaços públicos, qual sua política para o servidor de Cuiabá".

11:56
- Lúdio responde que Cuiabá teria mais R$ 20 milhões por mês para a Saúde, caso a Prefeitura estiivesse alinhada com o governo federal, por exemplo.

11:55 – Procurador Mauro afirma que os recursos são para todos, independentemente do partido.

11:54 – Lúdio diz que é uma qualidade de sua campanha ter o apio de Silval, Dilma e Lula. “Quando falamos em sintonia, falamos da necessidade de o prefeito não ser arrogante e não ficar escondendo o trabalho do governo federal”.

11:53 - Procurado pergunta para Lúdio Cabral se Cuiabá vem sendo discriminada porque a cidade não está alinhada politicamente com com o governo do Estado e Federal. “Isso não é terrotismo?”, indaga.

11:52 – Mauro Mendes diz que "entende" o Procurador porque o Psol segue sempre sozinho nas eleições, sem apoio.

11:51
– Procurador Mauro defende a coerência ideológica e diz que não admite incorências.

11:51 – Mendes diz que criticou sim a corrupção e afirmou que é implacável com a prática. “Eu denunciei e disse que tinha tido um escândalo dos maquinários e mas nunca disse o nome de ninguém”, afirma. Segundo Mendes, Blairo não está envolvido no escândalo e receber o apoio dele o deixa honrando.

11:50 – Procurador Mauro para Mauro Mendes: em 2010, o senhor criticava Blairo Maggi e agora o tem como aliado. “O que mudou nestes dois anos?”, questiona.

11:50 - Lúdio treplica: "Candidato não se desespere, eu disse exatamente isso, que o fundo nacional do desenvolvimento da educação, através de ações articulares, já disponibilizaram os ar condicionados, nós vamos acelerar para chegar a 100% das salas de aula climatizada".

11:49 -
Maluf replica: "O candidato mostra que desconhece a secretaria de educação, esses recursos já estão aqui, já foram comprados os ar condicionados, acho muito desrespeitoso à população o senhor se apropriar de fato que não foi o senhor que fez".

11:48 -
Lúdio responde: "Em parceria, candidato, em sintonia com o governo do Estado, do governo federal, com recursos do Fundo Nacional para Educação, já há projeto para expandir as salas com ar condicionado, mas isso não basta, devemos oferecer boas condições de trabalho para os professores, técnicos de manutenção e infraestrutura, as quadras poliesportivas tem que ser espaços bem estruturados, de convivência cotidiana para nossa juventude, a escola tem que estar aberta nos finais de semana para oficinas de arte e lazer cotidiano de nossas famílias, os bairros precisam ser revitalizados, vamos buscar rescursos na parceria com o governo do Estado, do governo federal, sem ciúme, sem competição, sem nos considerarmos adversários, mas trabalhando todo dia para melhorar a educação de nossa cidade".

11:47 -
O candidato Guilherme Maluf indaga Lúdio Cabral: "O senhor tem dito no seu programa de governo que colocará ar condicionado em todas as salas de aula do nosso município, nos explique isso melhor, como isso vai ser feito, porque estou um pouco confuso sobre essa sua colocação".

11h45
– Brito diz que a licitação da Arena foi feita pela Sedtur e Sinfra e que ele que informou que o preço não seria aquele apresentado e alega que foi contra e tentou impedir o aumento do preço, ao contrário do que teria dito Eder Moraes, que está na campanha de Lúdio Cabral.

11h44 – Maluf questiona o valor destinado à Arena Pantanal, que teve um aumento e questiona tambpem suspeitas sobre o processo.

11h43 – Ex-diretor de Infraestrutura da Agecopa, Brito afirma que foi tirado de lá desde que fez denúncias de questões que vão prejudicar Cuiabá. “O chamado legado pós-Copa será muito reduzido”, opinou. De acordo com ele, a Agecopa foi descontraída propositadamente para o governo poder mexer no orçamento da autarquia.

11h42 – Guilherme Maluf questiona Carlos Brito sobre a presença do candidato e a demissão do mesmo da Agecopa.

42% dos nosso imóveis e das casas da nossa população não tem documento hoje, praticamente metade da cidade na invisbilidade, no direito hbásico à moradia, déficit hatiacional de 40 mki lcasas em nossa cidade.

Com toda certeza, candidato, as popíticas que propomos de regularização fundiária são objetivas, áreas que já eram do municípios e que foram invadiadas devem ser legalizadas, as que eram particulares também devem ser regularizadas, o município tem como auxiliar nisso. É importante para que as pessoas possam avançar em suas construções e conseguir financiamento, implantaremos política nesse sentido.

11:40 - Procurador Mauro responde: "Nosso plano de governo prevê expressamente um grande projeto de urbanização fundiária, sabemos que muitos bairros de Cuiabá são fruto de invasão, sem título de propriedade. Isso é facilmente resolvido por usucapião, basta que o município auxilie essas pessoas que já estão há bastante tempo nos imóveis, sabemos que isso valoriza os imóveis, agiliza na aprovação de finaciamentos. Também pretendemos lançar esse plano habitacional, há especulação imobiliária de grandes empresas, e há grandes áreas onde poderíamos fazer habitação popular, esses espaços devem ser preenchidos em nossa gestão, em nossa administração".

11: 39 - Lúdio Cabral faz pergunta ao Procurador Mauro: "Candidato, nosso município cresceu de forma desordenada nos últmos 40 anos, sem planejamento que proporcionasse qualidade de vida à nossa população, há déficit habitacional e o drama da falta de título de propriedade das casas das famílias, queria ouvir a proposta para a habitação".

11h37 – Lúdio rebate que em Cuiabá uma em cada cinco gestantes são adolescente e um terço consegue fazer pré-natal, destaca a importância do Siminia, mas afirma que Cuibá precisa também de mais fortalecimento no setor, como a Rede Cegonha.

11h36 – Maluf responde que pretende investir no social para resolver o problema e cita como exemplo o Programa Siminina, que já existe e pretende dar continuidade.

11h35 – Lúdio Cabral questiona Guilherme Maluf: “A Saúde é a área onde a população mais sofre”. “Quero ouvir as propostas do senhor para gravidez na adolescência e pré-natal”.

11:34 - Começa o segundo bloco. Nesta parte, os candidatos fazem perguntas uns aos outros.

11:32 - Maluf Responde que foi secretário por 10 meses na gestão de Wilson santos e diz que é inviável resolver todos os problemas em um curto período. “Durante dez meses não houve um dia de greve na minha gestão”, afirmou, ao elencar trabalhos realizados na pasta.

11:31 -
Maluf lembra ainda que tem uma proposta simples e eficiente para a Saúde: a criação de um Pronto-Socorro infantil, que segundo ele, já existia durante sua gestão na Secretária de Saúde, mas que não foi colocado em prática por falta de recursos da administração municipal.

11:30
- A jornalista Laise Lucatelli, do site Midia News questiona Guilherme Maluf: “O senhor tem feito duras críticas à Saúde, mas foi secretário de A Saúde de Wilson Santos. Por que o senhor não fez aquilo que está pregando?

11:27 - Mendes responde à jornalista do site RD News: Manda abraço pra todo mundo e beijo pra esposa, lembra da enfermidade que ela passou há pouco, diz que foi resultado das orações a cura. "Patrícia, em 2008 disputei sim uma eleição com Wilson Santos, mostrei para Cuiabá que aquele senhor naquele momento não falava a verdade, ele falava doce, falava macio, mas não falava a verdade. Chico Galindo continuou a gestão do Wilson Santos, a cidade melhorou um pouquinho, mas não fez tudo que prometeu em quatro anos, não vejo incoerência nenhuma em ter petebistas comigo porque há apoios divergentes dentro de todo partido".

11:26 - Patrícia Sanchez, indaga o candidato Mauro Mendes: "o senhor sempre foi um crítico feroz do PTB por causa da gestão Chico galindo e Wilson santos, para muitos, ter petebistas na sua aliança é incoerente, o senhor acredita que é incoerente e qual sua avaliação da gestão Chico Galindo".

11:22 - “Um setor do PT defende essa legalização e esse tema tem que ser tratado com responsabilidade”, reiterou. Além de lembrar que a ala feminista do PDT também defende a legalização do aborto, tal qual a juventude petista.

11:21 - Jonas da Silva, do Olhar Direto, questiona o candidato Lúdio Cabral sobre a polêmica do aborto e legalização das drogas.

11:19 - Carlos Brito, candidato do PSD, responde: "Vamos por interpretação lógica. Temos 30 anos de vida pública, disputando cargos que nos dispuseram, as pessoas formam opinião; de outro lado há assuntos polêmicos, eu me posiciono, isso agrada a uns e desagrada a outros, mas de qualquer maneira é uma rejeição que jamais será por corrupção ou desvio de dinheiro público".

11:18 - É a vez da pergunta dos jornalistas. Agora, quem indaga o candidato Carlos Brito é o jornalista Fernando Duarte, do jornal Diário de Cuiabá. Duarte: "As últimas pesquisas mostraram o senhor com índice de rejeição acima dos demais, a que se deve esse índice nas pesquisas?".

Início do debate: 11h18 – Jornalista Marcos Lemos (A Gazeta) pergunta para Procurador Mauro (PSOL). O senhor é o candidato que mais critica os outros, o que difere o senhor dos outros?

“O Psol tem o melhor programa de governo para Cuiabá”, responde o socialista. De acordo com o Procurador, o Psol critica os adversários pro conta do passado político dos concorrentes.

Marcos Lemos pergunta se o procurador tem conhecimento da falta de recursos para a grande demanda de necessidades para Cuiabá. Mauro lembra que existem recursos para o VLT, existem recursos federais, e fará um grande combate à corrupção e extermínio do loteamento de cargos. “Os outros candidatos buscam outras prioridades”, vaticina.

11h12 - Cada candidato está com cinco assessores em salas especiais. Eles só podem se comunicar nos intervalos e os postulantes não podem utilizar pontos eletrônicos e nem papeis que não sejam o plano de governo ou materiais para anotações.

11h08 - Por conta de uma falha técnica, o debate saiu do ar por alguns segundos. A transmissão é retomada com o apresentador Lúcio Sorge fazendo uma breve explanação sobre o histórico do Grupo Gazeta nos debates entre candidatos em Mato Grosso.


Atualizada às 17h54.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet