Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

eleições limpas

Presidente do TRE-MT conclama candidatos a não jogarem santinhos

Foto: Assessoria TRE

Presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, conclama candidatos a não sujar a cidade com santinhos

Presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos, conclama candidatos a não sujar a cidade com santinhos

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Rui Ramos Ribeiro fez um apelo para que os candidatos a prefeito e a vereadores em Mato Grosso não joguem nos ruas e locais de votações santinhos e outros materiais após o dia 6 de outubro às 22 horas, como determina a lei eleitoral. A ação do tribunal é a campanha Cidade Limpa.


"Até as 22 horas do dia 6 é permitido, é. No dia da votação, não vamos precisar pisar em material, se chover escorrega, prega no sapato. Terminou, nos entregue o resto. Sobrou tantas caixas, uma caixa, duas caixas, 20 caixas, 200 caixas, nos devolva para reciclagem, ao invés de jogar nas ruas", pede.

TRE contabiliza 35 candidaturas barradas pela Lei da Ficha Limpa

O tribunal, afirma, fará plantão para receber o material na melhor boa vontade. "Vamos estar disposição para ajudar recolher verdadeiro lixo. É como se estivesse em nossa casa e jogasse lixo na rua", compara e reprova.
"Não tenho conhecimento de que santinho ou propaganda jogada na véspera e no dia da eleição possa mudar opção de voto. Pelo contrário, vamos ter o lixo", reitera.

De acordo com o presidente, a atitude incorreta politica e ambientalmente já foi rechaçada pela população em geral. Juízes eleitorais em todo Estado farão a regulamentação sobre o tema para recolher materiais para reciclagem. "Não há mais necessidade. Após as 22 horas não tem porque jogar esse material. Se você não tinha autorização antes, porque agora vai fazer?"

O desembargador adiantou ainda que o tribunal estará à disposição para recolher o excesso dos materiais de propaganda que se avolumam nas ruas ás vésperas da eleição.

"Os juízes podem regulamentar isso nos municípios, no sentido de que a sobra que os candidatos tiverem não joguem na via pública. O momento que tinha para buscar o eleitor já foi suficiente. A cidade e a população precisam voltar à normalidade", afirma.

Sanções

Os candidatos que insistirem na prática de jogar material na rua no dia da eleição vão incorrer em desobediência à
legislação eleitoral, afirma o presidente do TRE-MT.

"A punição, dependendo do que pode ocorrer, no mínimo vai gerar desobediência eleitoral. Posso receber a multa, posso deixar de cumprir legislação. Vamos fazer a apreensão do material, e detenção dessas pessoas. E faremos os encaminhamentos para a Justiça Eleitoral", prevê.

Rui Ramos diz que desde o ano passado representantes da Prefeitura de Cuiabá já procuraram o tribunal para limitar ou evitar o lixo eleitoral que se acumula nas ruas e locais de votação no dia da eleição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet