Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Censura?

Sites de notícias são bloqueados na Secretaria Estadual de Saúde de MT

Foto: Reprodução

Memorando foi enviado ao secretário relatando que pedido de bloqueio havia sido atendido

Memorando foi enviado ao secretário relatando que pedido de bloqueio havia sido atendido

Por determinação do secretário Estadual de Saúde, Vander Fernandes, os sites de notícias e entretenimento estão bloqueados em todos os setores, exceto na assessoria de comunicação, do órgão desde a última segunda-feira (17) conforme ofício.

Os servidores da Secretaria Estadual de Saúde não podem acessar sites de notícias, de esporte, gastronomia e redes sociais (Facebook e Twitter, por exemplo), além de e-mail pessoal, apenas o coorporativo.

O departamento de Tecnologia da Informática (TI) encaminhou um memorando (foto) ao secretário relatando que havia atendido ao pedido de bloqueio das páginas de internet. “Tendo em vista vossa solicitação verbal para bloqueio dos sites de notícias, foram feitos os seguintes bloqueios: cinema/teatro, diversão, esporte, ganhe navegando, gastronomia, notícias, outros entretenimentos”, conforme consta no documento. 

 Estudantes da rede pública estadual e municipal ficam sem aula nesta quarta
Servidores da saúde de MT realizam manifestação contra OSS nesta terça
Servidores da Saúde de Mato Grosso entram em estado de greve

A justificativa da Secretaria, por meio da assessoria de imprensa, é de que a rede estava sobrecarregada e que por conta dos acessos dos funcionários os computadores estavam sendo infectados com vírus.

A ‘censura’ seria uma medida administrativa para ‘limpar’ os computadores. Com isso, os departamentos estariam tendo acesso somente aos assuntos relacionados ao trabalho.

Além do entretenimento e notícia, os funcionários também não podem abrir a conta de e-mail particular, apenas o coorporativo. Ainda segundo a assessoria, os sites vão continuar bloqueados para que não seja contraído vírus.

Indagada pelo Olhar Direto como os sities de notícias poderiam infectar os computadores, já que não contam com arquivos para baixar, por exemplo, a Secretaria informou que o bloqueio das páginas de notícias se dão pelo fato de que muita gente navegando baixa a velocidade da conexão e dificultar acessar o endereço eletrônico do Ministério da Saúde.

Ao jornal Circuito MT, que teve acesso ao memorando, os servidores da saúde disseram acreditar que esta seja uma retaliação às diversas manifestações contra a gestão da SES. Para eles, o governo estadual estaria sucateando serviços e estabelecimentos para justificar possíveis privatizações e concessões.

Nesta quarta-feira (19), por exemplo, o Olhar Direto noticiou que os servidores da saúde voltam a discutir a gestão por Organizações Sociais (OSS’s) no estado.

Uma reunião do Conselho Estadual de Saúde, onde será discutida gestão por meio das Organizações Sociais, será realizada pelos servidores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet