Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

mudança de estratégia

Guilherme Maluf corta 500 cabos eleitorais de candidatos a vereador

Foto: Aelson Ribeiro / Assessoria

Guilherme Maluf corta 500 cabos eleitorais de candidatos a vereador
Para estancar a queda nas pesquisas na disputa eleitoral de Cuiabá, o candidato Guilherme Maluf (PSDB) reorganizou sua campanha nos últimos três dias para tentar uma arrancada final para chegar ao segundo turno. Aliado a questões administrativas, a campanha na TV deve aumentar tom didático de propostas e ao mesmo tempo apontar mazelas dos adversários, como poderá ser visto na noite desta quarta-feira.


Erros estratégicos foram corrigidos, como o corte de 500 cabos eleitorais de vereadores que foram apoiar o adversário Mauro Mendes (PSB) nas últimas duas semanas. Os candidatos proporcionais e Maluf ficaram com 1.500 cabos eleitorais. Dos 30 candidatos a vereador do PTB, por exemplo, 25 foram apoiar Mauro.

Diferença entre Lúdio Cabral e Mendes cai para menos de 7%
Mauro Mendes cai sete pontos e eleição caminha para segundo turno
Maluf se mantém em segundo, mas Lúdio diminui vantagem - veja aqui

"Os contratos dos cabos eleitorais dos vereadores que foram apoiar o Mauro foram encerrados hoje. Cada candidato a vereador tinha contratado 20 cabos eleitorais", conta fonte da eleição.

Entre os que viram chance real de poder em Mauro Mendes estão ex-tucanos, como o sobrinho do ex-governador Dante de Oliveira e diretor de secretaria na Prefeitura de Cuiabá, Leonardo Oliveira, e o vereador e ex-secretário municipal, Dilemário Alencar.

O erro da contratação de cabos eleitorais excessivos no início da campanha para candidatos a vereador sem compromisso com o candidato majoritário e a mão pesada do Palácio Paiaguás a favor de Lúdio Cabral (PT) estão entre os principais argumentos de queda de Maluf nas pesquisas.

Na última pesquisa do instituto Access Brasil, em parceria com o Olhar Direto, divulgada na terça-feira, Guilherme Maluf apresentou índice de 13,47% contra 14,77% da pesquisa concluída em 8 de setembro. Nela, há tendência de segundo turno entre Mauro com 32,61% e Lúdio com 25,99%.  A pesquisa tem registro número TSE – MT 00296/2012 na Justiça Eleitoral , e contou com 800 entrevistas em 94 bairros da capital. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Programa de TV

Quanto ao programa eleitoral, o marketing de Maluf tem realizado programas monotemáticos, com diagnóstico de cada setor e a apresentação de propostas, como foi feito nos programas de segunda-feira, reapresentado durante o dia desta quarta-feira, sobre segurança pública.

Nele, um Maluf mais descontraído, sem o tradicional jeito sisudo vai à casa de moradores para conversar e apresentar propostas para o setor. Até seu jeito de falar, mais pausado e com roupa mais jovial pôde ser vista. O conjunto fica agradável para angariar voto do eleitor.

Na avaliação da cúpula tucana, o candidato teve boa presença perante a opinião pública ao defender a ferrovia para Cuiabá. O tema foi bem aceito pelo eleitorado. Em comícios e programas eleitorais até a primeira quinzena de setembro o tema foi abordado exaustivamente.

Em Cuiabá, além de Maluf, Mauro e Lúdio, também disputam a eleição o ex-secretário do município e do governo, ex-deputado estadual Carlos Brito (PSD), o sindicalista Adolfo Grassi (PPL) e o procurador Mauro César Lara Barros (PSOL).

Maluf confirmou no debate do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) nesta quarta-feira à noite o encerramento de contrato dos cabos eleitorais dos candidatos a vereador que passaram a apoiar Mauro Mendes. "Realmente, mandei fazer um limpa. Eram 300, 500. Reorganizei a campanha", revela.


Atualizada às 22h19
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet