Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | eleições 2012

encontro final

Sanecap é motivo de discórdia e Wilson vira tema de debate confira

26 Out 2012 - 22:51

Da Reportagem Local - Priscilla Vilela e Lucas Bólico

Foto: tvca

Sanecap é motivo de discórdia e Wilson vira tema de debate confira
O próprio candidato Mauro Mendes (PSB) admitiu durante debate realizado pela TV Centro América que tem propostas parecidas com a de Lúdio Cabral (PT). Em linhas gerais, os oponentes divergiram quando o assunto foi Segurança Pública (Mauro defende Polícia Municipal e Lúdio Guarda Municipal) e quando o tema é saneamento. Além disso, o “fantasma” de Wilson Santos (PSDB) voltou a ser “invocado”.


Apesar de ambos serem oposição à atual gestão (um disputou a eleição contra Wilson e o outro fez 8 anos de oposição ao prefeito e seu vice na Câmara Municipal de Cuiabá), um tenta colar no adversário a desgastada imagem do tucano. Para tal, Mendes diz que Lúdio lembra seu adversário da eleição de 2008 pelo “excesso” de propostas. O petista rebate dizendo que Mendes tem como marqueteiro Antero Paes de Barros, que trabalhou para a eleição de Wilson em 2008, e conta com o apoio de Chico Galindo (PTB), que já declarou voto para o peessebista.

No campo das propostas, os candidatos discordam dos rumos do saneamento na capital. Lúdio, que lutou contra a concessão da Sanecap, bate o pé na defesa da remunicipalização do serviço e garante que fará uma auditoria sobre o que foi investido e gasto pela CAB Ambiental para romper o contrato com segurança jurídica. Mauro Mendes defende a continuação do serviço terceirizado.

Para justificar seus argumentos, Mendes declara que contrato se cumpre. Lúdio aproveita a deixa para insinuar que o candidato oponente está mais preocupado com a saúde financeira da Cab Ambiental do que com o fornecimento de água para a população.

Confira abaixo os melhores momentos do último debate da eleição 2012.

23h55 - Lúdio abre as considerações finais e diz que Mendes errou a conta e que ele tem mais propostas do que as citadas por Mendes porque quer recuperar as funções do município. O petista também defende que voto não tem preço, mas conseqüência. Agradece a família e a seu vice, Francisco Faiad (PMDB).

Mauro Mendes se “desculpa” de forma irônica pelo erro de cálculo das propostas e reafirma que Lúdio quebrou todos os recordes. Cita Deus e agradece à militância. “Vocês não imaginam a vontade que eu estou de trabalhar para essa cidade. “Quero mandar um abraço e um beijo para minha esposa Virgínia, que está no hospital”, diz. “Peço essa oportunidade e essa chance”. O peessebista termina o debate com o jargão “tamo junto”.

23h51 - Lúdio pergunta como Mendes pretende reorganizar a atenção básica da saúde. O peessebista garante a presença dos médicos nas policlínicas e quer garantir formas de manter os médicos nas unidades. “A atenção básica é importante porque 90% das doenças podem ser tratadas ali”, declara. “Vamos ampliar o sistema de reforma das policlínicas”.

Lúdio defende a construção de um centro de atendimento à saúde da família. Mendes diz que tem candidato que promete muito. “O candidato que enfrentei em 2008 tinha feito 168”, relembra. Diz que Lúdio fez 216 propostas. “O senhor bateu o recorde”, critica.

23h48 - Mauro pergunta como Lúdio pretende trazer os benefícios da Copa do Mundo para os bairros. “A Prefeitura tem que melhorar as condições de saúde e a infraestrutura”, defende o petista em sua resposta. “A população tem que ter o direito sagrado da água assegurado”, defende. Também promete valorizar as atividades culturais da capital.

Mauro Mendes diz que as mudanças da Copa não podem ficar apenas na Miguel Sutil e defende um plano de segurança com câmeras nos bairros. Lúdio, na tréplica, defende a potencialização do centro histórico e articular ações para Cuiabá receber bem a Copa do Mundo.

23h44 - Lúdio questiona as políticas para a educação e Mendes diz que sempre garantiu direito aos trabalhadores por onde passou e declara que é assim que tratará os servidores para fazer uma “revolução” na saúde e na educação. “Aquele que limpa a rua também terá nosso respeito”, declara.

Na réplica, Lúdio diz que os servidores da educação no município têm um plano de carreira que não é cumprido pela Prefeitura, que, segundo ele, não melhora o salário dos servidores. “Vamos dar transparência e pagamento dos direitos dos trabalhadores”.

Mendes diz que é um administrador experiente e promete trabalhar para garantir a equiparação salarial entre concursados e contratados.

23h41 - Começa terceiro e último bloco com pergunta de Mauro Mendes. O socialista critica a falta de médicos da rede de Saúde e pergunta por que faltam profissionais nas policlínicas. Lúdio diz que falta porque o atual prefeito não cumpre o que promete. “Vamos abrir os diálogos com os médicos para recuperara a confiança na administração”, declara, além de dizer que fará concursos públicos anuais.

Em sua fala, Lúdio cutuca Mendes ao dizer que o prefeito Chico Galindo o apoia. Mauro Mendes, na réplica, diz que foi oposição ao Wilson Santos e lembra que o PMDB e o PSD que apóiam o petista são da base de sustentação e do secretariado de Galindo. Promete garantir Saúde de qualidade.

Lúdio pede que Mauro “assuma” que tem apoio de Galindo e afirma que Cuiabá não terá OSS em sua administração da saúde e diz que irá fazer um sistema que será exemplo.

23h34 -
Termina o segundo bloco.

23h33
- Lúdio questiona Mauro sobre propostas para o transporte coletivo. Mauro Mendes ironiza mais uma vez que promessas são feitas assim como ocorreu em 2008 e foge um pouco da resposta. Ao final da réplica, declara que é  necessário investimento no setor, com integração do sistema de ônibus com VLT, aplicação de passe livre aos estudantes no sistema. O petista afirma que irá auditar a tarifa do transporte coletivo e retomar o lugar dos cobradores.

23h31 - O socialista questiona o opositor sobre a privatização da água e saneamento da capital e quer saber  como será feito o rompimento do contrato com a CAB Ambiental. Lúdio cutuca Mendes afirma para resolver o problema do setor na capital a prefeitura precisa reassumir o trabalho e em quatro anos poderá expandir a rede de esgoto.

O empresário questiona que parte da verba da venda da Sanecap já foi investida no Poeira Zero e continua questionando como será feito o pagamento de multa. Lúdio rebate ainda afirmando que Mauro se preocupa em excesso com a empresa em detrimento da população que padece de serviço de qualidade.

23h27 - O petista questiona o adversário sobre a forma de recuperação das áreas de lazer da capital. Mendes afirma que irá aposta na recuperação e promete investir na construção de novas áreas. Afirma que com pouco é possível fazer o levantamento de praças, e espaços públicos do lazer nos bairros que são a primeira opção da comunidade.

Na réplica Lúdio afirma que por meio do orçamento participativo com arrecadação do IPTU será possível manter novas praças, com pistas de skate, caminhadas, em um total de 50 praças na capital.

23h24 - Mauro Mendes fala sobre o problema do tráfico de drogas em Cuiabá e argumenta que a prefeitura está ausente nesse âmbito e questiona as propostas do petista. Lúdio afirma que irá investir na prevenção do uso de drogas nas escolas, colocando estudantes por mais tempo nas unidades, com práticas nos esportes e atividades que diminuam o risco de contato com entorpecentes.

Mauro Mendes também aposta no trabalho de prevenção e inclui o trabalho das igrejas para recuperação dos ‘jovens que foram roubados’ pelo mundo das drogas.

23h20 - Começa o segundo bloco.

23h18 - Fim do primeiro bloco.

23h18 - Mauro Mendes pergunta se Lúdio irá acabar com o Poeira Zero. O petista promete criar um programa permanente de asfaltamento e “não apenas em época de eleição. Diz também que além de asfalto levará saneamento e infraestrutura aos bairros.

Na réplica, Mauro Mendes defende a manutenção do programa e garante a continuidade e cita, como exemplo, o bairro Jardim Vitória. “Vamos asfaltar todos os bairros também. Na tréplica, Lúdio promete acelerar todas as obras do atual governo e não apenas as do Poeira Zero.

23h14 - Lúdio pergunta como Mauro pretende potencializar a participação da população no gerenciamento dos recursos. O peessebista diz que a lei que obriga a participação popular não é cumprida. “Vamos criar instrumentos e colocar a lei em prática”, diz. Promete também “valorizar” a câmara dos vereadores.

Lúdio, na réplica, diz que irá realiza assembleias nos bairros de Cuiabá e grande conferência em maio do ano que vem para definir as diretrizes do orçamento. Mauro Mendes diz que mais importante que ter esses instrumentos é executar o que é planejado. “Muitas vezes se planeja e quando vai executar não sai do papel”, critica.

23h11 - Mauro promete incentivos ficais para empresas que contratarem jovens e pergunta as propostas de Lúdio. O petista promete financiar a construção do negócio próprio para empreendedores e criar o programa “Jovem Aprendiz Cuiabano”, além de abrir vagas de estágio no município para estudantes. “Vamos manter e ampliar o programa Bolsa Universitária”, promete.

Mendes afirma que quer ser o prefeito da qualificação profissional, o que, segundo ele, já foi feito no Senai durante sua presidência. “Como prefeito vou fazer muito mais”, promete. Na tréplica, Lúdio defende a geração de oportunidade de emprego e crescimento do potencial criativo dos estudantes.

23h07 - Lúdio Cabral abre o debate dizendo que fortalecerá a guarda municipal e pergunta a proposta de Mauro para a mesma. O peessebista diz que a guarda é importante, mas defende a polícia municipal, feita em convênio com o governo do Estado e usando os policias em horas vagas. “Essa idéia já está sendo aplicada em vários municípios e dá certo”, defende.

Lúdio diz que não irá trabalhar com policiais de folga, promete, por sua vez, fazer concursos públicos para contratar profissionais. Mauro insinua que Lúdio só promete e relembra Wilson Santos.

23h03 - Regras: Os candidatos farão perguntas entre si, temas serão livres e determinados por sorteio.

23h00 - Tem início o primeiro bloco. A mediadora é a jornalista Lucimar Lescano, da TV Morena.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet