Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Copa 2014

cadê as entregas?

Secopa nega atraso em obras mas admite estar “no limite”

Foto: Olhar Direto

Secopa nega atraso em obras mas admite estar “no limite”
O secretário extraordinário de Estado da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, nega a existência de atrasos nas obras de mobilidade urbana, mas admite que todo o tempo de sobressaliente existente já foi gasto. De acordo com ele, as recentes modificações no cronograma adiando a entrega das obras são as últimas possíveis de acordo com os prazos contratuais.


“Nós não reconhecemos atrasos. As obras estão todas dentro dos prazos contratuais”, disse o secretário. Ele explicou que as primeiras datas estabelecidas eram uma previsão otimista de entregar os trabalhos antes do prazo final estabelecido. No entanto, problemas surgiram e causaram impactos nesse calendário, causando um arrocho nos prazos. “Não temos mais tempo a perder. O nosso cronograma agora está com as datas limites de acordo com os contratos”, disse o Maurício.

E se o primeiro calendário de entrega de obras possuía “gordura para queimar”, o atual toma como data limite o último dia contratual para terminá-las. E o principal motivo disso, segundo o secretário, foi o problema com falta de mão de obra. “É visível que temos um problema com falta de mão de obra”.

De fato, a presença de poucos funcionários nas obras da Copa do Mundo é um dos motivos de revolta da população cuiabana, principalmente para aqueles que trabalham nos arredores desses canteiros de obra. Para essas pessoas, quanto mais esses trabalhos demoram a ser entregues, maior é o prejuízo.

Para tentar contornar o problema, Maurício Guimarães articulou um “acórdão” com os sindicatos dos funcionários da construção civil leve e pesada para criar condições especiais de trabalho. O acordo precisa ser aprovado pelo Ministério do Trabalho, pois ele permitirá aos operários das obras da Copa a trabalharem mais horas extras e em turnos especiais, como domingos e feriados.

Apesar de todo desgaste, esses trabalhadores teriam uma grande gratificação financeira. Maurício ainda afirmou que vai trazer os empreiteiros para a discussão, a fim de conseguir outras melhorias nas condições de serviço para os trabalhadores das obras da Copa.

Confira abaixo o atual cronograma de entrega das obras:
1) Obras da Avenida Miguel Sutil;

TRINCHEIRA MÁRIO ANDREAZZA - MARÇO/2013
TRINCHEIRA VERDÃO - AGOSTO/2013
TRINCHEIRA SANTA ROSA - SETEMBRO/2013
TRINCHEIRA TRABALHADORES/JURUMIRIM - NOVEMBRO/2013
VIADUTO DESPRAIADO - MAIO/2013
VIADUTO DOM ORLANDO CHAVES - SETEMBRO/2013

2) VLT - MARÇO/2014

3) ARENA PANTANAL - OUTUBRO/2013

4) COMPLEXO VIÁRIO TIJUCAL - JANEIRO/2014
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet