Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Copa 2014

obras da copa

Obra de trincheira em Cuiabá é paralisada por falta de segurança

29 Jan 2013 - 17:19

Da Reportagem Local - Darwin Júnior e Lucas Bólico

Foto: Darwin Júnior/ Copa do Pantanal

Obra de trincheira em Cuiabá é paralisada por falta de segurança
Correndo contra o tempo para terminar as obras do plano de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, a Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) acaba de ganhar um novo problema. Fiscais do Ministério do Trabalho embargaram as obras da trincheira do Santa Rosa. Após a notificação, na tarde desta terça-feira (29), a empreiteira paralisou a obra. O mesmo aconteceu com a trincheira do Verdão, pelo mesmo motivo.


Confira o andamento das obras em Cuiabá a 500 dias da Copa do Mundo 2014

Uma equipe de fiscais do Ministério do Trabalho fez uma vistoria in loco na obra e identificou as condições ruins em que os trabalhadores lidavam diariamente. A justificativa para a paralisação da obra é a falta de segurança no ambiente laboral. De acordo com uma auditora do Ministério do Trabalho, a medida era realmente necessária, considerando a existência de risco de acidentes no local. Houve a advertência de que um eventual descumprimento da lei por parte da empreiteira implicaria em ação policial.

As obras da trincheira Santa Rosa são tocadas pela empreiteira Ster Engenharia a um custo de R$ 23.374.107. Considerada uma das mais atrasadas do cronograma da Secopa, a obra que ainda está na fase de escavações e concretagem de muros laterais, tem prazo para entrega em setembro deste ano. Um levantamento feito pela Secopa na semana passada, aponta que a obra está apenas 25% concluída. Se o ritmo atual for mantido, é provável que a construção só seja entregue no próximo ano.

Secopa intervém

Na tarde desta terça-feira, ao ser informado sobre a paralisação da obra, a Secopa tratou de notificar a empresa. O secretário da Secopa, Maurício Guimarães procurou os representantes da empreiteira para uma reunião em tom de cobrança. No final do encontro, ouviu a promessa de providências rápidas para o retorno imediato das obras:

“Conversamos com os diretores da construtora e recebemos a garantia de que imediatamente serão tomadas as providências no sentido de corrigir as falhas”, disse Maurício Guimarães, observando que o canteiro de obras da trincheira será cercado para oferecer segurança aos operários e pedestres que trafegam nas proximidades, além da colocação de tapumes. “Haverá um mutirão amanhã para a colocação de cercas em torno de toda a obra. Nossa expectativa é de que já na quinta-feira tudo esteja regularizado e os trabalhos sejam retomados, diz o secretário”.

De acordo com Maurício Guimarães, o fato não vai acarretar atrasos no cronograma destas obras. “Essa parada é o resultado de uma força-tarefa que o Ministério do Trabalho vem realizando nas 12 obras da Copa em Cuiabá. Cobramos da empreiteira maior agilidade para a finalização das trincheiras. Seremos ainda mais rigorosos daqui para a frente, já que não temos tempo a perder”, pontuou.

O episódio desta terça-feira serviu de alerta para os consórcios que estão executando outras obras da Copa em Cuiabá, segundo Maurício Guimarães. “O Ministério do Trabalho está de olho em todas as obras e isso exige o máximo de cuidado por parte dessas construtoras. Queremos seriedade e vamos pressionar no sentido de não haver mais falhas”, finalizou.

Trincheira do Verdão - Além da trincheira do Santa Rosa, que teve suas obras paralisadas ontem, mais uma grande construção da Copa foi embargada pela fiscalização do Ministério do Trabalho por falta de segurança. Trata-se da trincheira do Verdão. Segundo uma auditora do MT, a empreiteira é a mesma que constrói a trincheira do Santa Rosa. O custo de R$ 19.968.950,54. Essa obra está 35% concluida.

A reportagem do Olhar Direto não conseguiu localizar os diretores da Ster Engenharia para falar sobre o assunto.

Atualizada às 19h26

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet