Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Day after

Governo avalia estragos após protestos na Esplanada; Dilma e ministros analisam situação

Foto: Correio Braziliense

Perícia da PF avalia estragos no Itamaraty

Perícia da PF avalia estragos no Itamaraty

A Esplanada dos Ministérios virou um palco de Guerra na noite de quinta-feira (20.6) quando vândalos misturados a um público estimado em 60 mil pessoas entrou em confronto com a Polícia Militar e tentou invadir o Congresso Nacional e o Palácio Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores.


Quando o sol raiou, a sujeira e a destruição ficaram evidentes. Havia muito lixo no gramado em frente ao Congresso e nas seis pistas da Esplanada dos Ministérios. Papéis, cartazes, garrafas e pedaços de pau davam a ideia do tamanho da multidão que protestou pelos rumos do país.

Multidão tenta invadir Congresso e Itamaraty e confronta Polícia Militar

Muitas luminárias, lixeiras, postes e parelhos públicos foram destruídos na saída dos manifestantes mais exaltados. Houve incêndio em alguns conteiners e em lonas que haviam sido instaladas para eventos ligados à Copa das Confederações.

Cerca de 10% da população de Cuiabá foi para as ruas protestar contra corrupção

Agentes da Polícia Federal ocuparam o Itamaraty para uma perícia no prédio, que teve vidros quebrados e algumas obras de arte danificadas. Fachadas de outros ministérios também foram pixadas.

A presidente Dilma Rousseff cancelou viagens que faria ao Japão e Rússia e realiza reunião com ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para avaliar o impacto das manifestações e as novas ações do governo.

É previsto para hoje um pronunciamento da presidente sobre os incidentes. O Palácio do Planalto tem a segurança reforçada por homens do Exército e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.

Saldo da batalha
Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 120 pessoas foram atendidos no posto do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Quatro atendimentos foram considerados sérios. Um jovem teve um corte profundo em uma das pernas e perdeu muito sangue. Outro atingido por pedradas lançadas por ândalos teve traumatismo no rosto mas já foi liberado. Mais de dez policiais militares foram socorridos depois de satingidos pero pedradas e bombas feitas com parafusos e bolas de gude.

Atualizada e corrigida às 10h50
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet