Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TUDO EM PAZ

Mais de 100 mil ocuparam vias públicas de 26 cidades de Mato Grosso; não há registro de violência

Foto: Lucas Bólico - OD

Mais de 100 mil ocuparam vias públicas de 26 cidades de Mato Grosso; não há registro de violência
Aproximadamente 100 mil pessoas foram às ruas de 26 cidades de Mato Grosso, na noite desta quinta-feira (21/06), protestar contra a corrupção, a PEC 37, a falta de ética na política e o fim dos privilégios aos políticos, além de exigir investimentos em saúde, educação e segurança. Os cálculos da Polícia Militar apontam que a maior manifestação do Estado ocorreu em Cuiabá, com 45 mil pessoas percorrendo a Avenida Rubens de Mendonça (CPA) e ocupando a porta da Assembleia Legislativa e imediações do Palácio Paiaguás.


Cerca de 10% da população de Cuiabá foi para as ruas protestar contra corrupção
Jornalistas são roubados e fotógrafo leva pedrada em protesto contra violência e corrupção

Pela ordem, depois de Cuiabá, as quatro maiores manifestações ocorreram em Rondonópolis (15 mil), Sinop (10 mil), Alta Floresta (4,5 mil) e Barra do Garças (3 mil).

Entre os fatos curiosos, vale registro o ocorrido em Rondonópolis , onde o prefeito Percival Muniz (MD), opositor dos governos Dilma Rousseff (PT) e Silval Barbosa (PMDB), liberou os servidores municipais, uma hora antes, para que pudessem participar do ato público, na Praça Brasil.

Tanto os organizados desses eventos quanto o comando da Polícia Militar chegaram à seta-feira (21/02) comemorando: nenhum tiro foi disparado, nem mesmo com bala de borracha. Ninguém saiu ferido, nos protestos das cidades mato-grossenses.

“É raro reunir tanta gente, num ambiente tenso e todos saírem ilesos. Creio que demos uma lição de civismo”, afirma o líder comunitário Jonail da Costa Silva, presidente da Associação dos Moradores do Riberão do Lipa.

Sem transporte
Caso a manifestação da noite desta quinta-feira fosse um teste para aferir o comportamento do transporte coletivo, para a Copa do Pantanal de Fifa 2014, Cuiabá estaria reprovada. Após as manifestações, por volta das 21h30, a cidade parou de vez.

E, para piorar, não havia ônibus nem táxi ou mototáxi. “Vamos a pé mesmo. Ficamos quase 50 minutos esperando onibus e fomos informadas de que não há nenhum para lá. São quase duas horas de caminhada, mas, se ajudar a melhorar o Brasil, vale a pena”, afirmam as irmãs e primas Fabiana Corrêa, 19 anos; Fabíola Corrêa, 18; Monique Corrêa, 21; e Mônica Corrêa, 19, nas imediações da Praça das Bandeiras, quando decidiram ir à pé para o Jardim Fortaleza (Grande Coxipó), região Sul de Cuiabá – a mais de 10 quilômetros do local onde se encontravam.

As empresas de rádio táxi tinham dificuldades de atender às centenas de chamadas simultâneas. Milhares de pessoas foram para casa à pé e muitas só chegaram em casa no início da madrugada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet