Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

expectativa do CDL

Feriados de servidores públicos aumentam venda em comércio de Cuiabá

Foto: Reprodução

Feriados de servidores públicos aumentam venda em comércio de Cuiabá
A alternância de comemoração nos órgãos de Cuiabá do dia do Servidor Público no decorrer desta semana pode gerar incremento nas vendas do comércio local, estima a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL).


De acordo com a CDL Cuiabá, em levantamento nos anos anteriores, pontos facultativos e feriados em que os servidores públicos são liberados do serviço incrementam as vendas no Comércio entre 10 e 15%, principalmente quando é no final ou início da semana este dia de folga.

Permanência de comerciantes do Centro Comercial Popular é avaliada pela Prefeitura

Os shopping têm o movimento aumentado em até 25% na praça de lazer e alimentação, inclusive com pessoas vindas do interior do Estado. O setor de Turismo, especificamente no âmbito de hotelaria e pousadas, além de clubes chegam a atingir entre 80 e 100% da ocupação - são viagens curtas dentro do próprio estado. As famílias almoçam e jantam fora em muitas destas ocasiões, por que saem da rotina e o delivery de alimentos é demandado em pelo menos mais 15% de pedidos.

Apesar de na Prefeitura de Cuiabá o ponto facultativo ter sido na segunda-feira (28), em várias outras entidades e órgãos o feriado foi transferido para quinta-feira, 31. É o caso da Assembleia Legislativa, do Conselho Nacional de Justiça, Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

“Com a transferência, os servidores trabalharam normalmente na segunda-feira (28 de outubro), não havendo expediente na Assembleia Legislativa na quinta-feira (31 de outubro) e na sexta-feira (1° de novembro)”, registra o Sindicato dos Servidores da ALMT. O mesmo acontece nos demais órgãos que transferiram a data, a emenda quinta e sexta-feira. A alteração na data do feriado inclusive já consta no controle de pontos e foi regulamentada por meio da portarias.

A nota do TRT/MT esclarece que todo 1º de novembro é feriado regimental no TRT/MT e dia 2 é Dia de Finados, ficando “as atividades na Justiça do Trabalho mato-grossense suspensas de 31/10 a 3/11 (quinta-feira a domingo)”.

Com a transferência deste feriado, em alguns órgãos, para a quinta e sexta-feira, mantém-se a expectativa de aumento nas compras do comércio e viagens curtas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet