Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

LIMPEZA URBANA

Várzea Grande suspende licitação do lixo, mas ainda não corre risco de passar mais um Natal sem coleta

Foto: Robson Silva / Secom VG

Ismael Alves lembra que o prefeito Walace está tendo coragem de fazer o enfrentamento necessário para resolver o problema do lixo, em Várzea Grande.

Ismael Alves lembra que o prefeito Walace está tendo coragem de fazer o enfrentamento necessário para resolver o problema do lixo, em Várzea Grande.

A suspensão da licitação da coleta de lixo e limpeza urbana pela Prefeitura de Várzea Grande, por determinação do juiz Alexandre Elias Neto, não irá provocar a suspensão dos serviços. O temor era de que a Cidade Industrial passasse mais um período de festividades de Natal e Ano Novo sem coleta regular de lixo, como aconteceu na passagem de 2012 para 2013.


Vinte e dois bairros de VG estão sem água; DAE promete retorno do serviço até às 18h

“A coleta prossegue normalmente. Antes da determinação judicial, a prefeitura já havia suspendido a licitação, para promover ajustes. E, ainda, temos de fornecer a licença ambiental para a área escolhida”, explica o secretário municipal de Governo, ex-vereador Ismael Alves Silva.

“Em verdade, Várzea Grande nunca teve área licenciada para lixão ou aterro sanitário. Agora, a concorrência pública vai selecionar uma empresa para fazer desde a coleta, reciclagem, varrição e capinação até um novo aterro, quando estiver com licença ambiental”, justifica o secretário municipal de Governo.

Ismael Alves disse que o prefeito Walace Guimarães (PMDB) está trabalhando para uma "solução definitiva" ao sistema de limpeza urbana, na Cidade Industrial, para os próximos anos. Ele lembra que Walace está tendo coragem de fazer o enfrentamento necessário para resolver o problema do lixo, em Várzea Grande.

Em seu despacho, Alexandre Elias determinou a suspensão do processo licitatório para contratação de empresa para realizar a coleta de lixo na cidade de Várzea Grande. A decisão atende questionamento do Ministério Público do Trabalho e da empresa Água Prata Construção Civil e Comércio, que participaria do certame.

O Ministério Público do Trabalho entrou com pedido de suspensão da licitação para que fossem inseridas no certame as normativas das cooperativas dos catadores de lixo. Com a suspensão da licitação, a coleta de lixo continuará sendo realizada pela empresa Locar Saneamento Ambiental. Todavia, o contrato emergencial, firmado ainda na gestão passada, está vencido desde 2012.



A situação se torna mais grave porque recentemente o Tribunal de Contas emitiu uma medida cautelar impedindo a prefeitura da cidade de prorrogar o atual contrato. Com isto, a coleta de lixo na Cidade Industrial pode ser suspensa e ser instalado um caos geral no município.

A decisão adia ainda mais um dos problemas mais antigos da cidade, que é o aterro sanitário. Hoje, a cidade conta apenas com um lixão e a prefeitura já firmou vários Termos de Ajustamento de Conta (TAC) para resolver a questão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet