Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Economia

após crise

Lula e Sarkozy pedem "mudança na governança mundial"

Foto: Reprodução

Lula e Sarkozy pedem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega francês, Nicolas Sarkozy, pediram nesta terça-feira uma "mudança na governança mundial", após se encontrarem, em Paris, para preparar a cúpula do G8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos e a Rússia) que começará amanhã (8), na Itália.


"Depois da crise, nada poderá ser como antes", por isso "pedimos uma mudança da governança mundial" e "no crescimento mundial para que a mudança climática seja uma prioridade", disse Sarkozy, em entrevista coletiva conjunta com Lula, que foi recebido no Palácio do Eliseu --sede da Presidência da França.

Sarkozy disse que vê a crise econômica global como "uma oportunidade" para a mudança mundial que, assim como Lula, considera necessária.

Lula afirmou que os dois estão "convencidos de que é preciso trabalhar em conjunto sobre muitos assuntos que inquietam a humanidade" e pediu que "o sistema financeiro seja definitivamente vigiado, que os paraísos fiscais não existam mais e que a economia seja aberta e dinâmica".

O presidente brasileiro solicitou também um "acompanhamento adequado das instituições" e ressaltou que "os que mais sofrem os efeitos da crise são os países mais pobres". "Se a ONU tivesse uma representação legítima de nossa geografia, muitas coisas poderiam ser resolvidas com mais rapidez", acrescentou Lula, que afirmou que ambos esperam "uma posição de mudança do mundo", após a reunião que começa amanhã em L'Aquila (Itália).

A reunião do G8 contará com a presença, como convidados, de cerca de 20 países e de organismos internacionais, entre eles o G5, formado pelas grandes economias emergentes (Brasil, China, Índia, África do Sul e México).

Lula e Sarkozy trataram sobre assuntos bilaterais que dizem respeito aos dois países, entre os quais destacaram sua ambição de "desenvolver conjuntamente uma verdadeira aviação militar", graças à transferência de tecnologia da França ao Brasil.

Abordaram também a cooperação científica e a possibilidade de abrir a base espacial da Guiana francesa a engenheiros brasileiros, investimentos conjuntos na África e o compromisso dos dois países de preservar a biodiversidade na Amazônia.

Os dois líderes destacaram a "harmonia" das relações franco-brasileiras e fizeram referência à visita ao Brasil do presidente francês em setembro, durante a qual esperam fechar acordos na área de cooperação militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet