Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

em português

Software para transcrição de partituras em Braille será lançado hoje

Desenvolvido por professores do Núcleo de Comunicação Eletrônica da UFRJ, o componente faz parte de um projeto que visa capacitar profissionais para trabalhar com músicos e estudantes cegos.

Será lançado hoje (8), às 10h, na Biblioteca Nacional de Brasília, o primeiro software em língua portuguesa para a transcrição de partituras em Braille.


Desenvolvido por professores do Núcleo de Comunicação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o componente faz parte de um projeto que visa a capacitar profissionais de educação musical para trabalhar com músicos e estudantes cegos.

A cerimônia de apresentação do Musibraille terá a presença do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula. Participam do lançamento Antonio Borges (programador do software Musibraille), Dolores Tomé (coordenadora do Musibraille) e Antonio Miranda (diretor da Biblioteca Nacional de Brasília).

O programa de computador será distribuído durante oficinas de capacitação nas capitais, mas o software pode ser baixado gratuitamente pela internet.

As oficinas começam na Biblioteca Nacional de Brasília, de hoje a sexta-feira (10), e em seguida serão realizadas em Recife (de 4 a 7 de agosto, na Biblioteca Pública Pernambucana da Secretaria de Educação do Estado), em Belém (de 2 a 5 de setembro, na Universidade Federal do Pará), no Rio de Janeiro (de 6 a 9 de outubro, no Instituto Benjamim Constant) e em Porto Alegre (de 10 a 13 de novembro, na Usina do Gasômetro).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet