Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Domingo com muito chimarrão e tereré no encontro de culturas que movimentou o complexo do Casario

No final da tarde de ontem (16), o Casario foi cenário de encontro de culturas que deu início a primeira edição do “Chimaré Cultural”, promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural, através da Secretaria de Cultura do Município. A ação, que teve início às 17h e terminou às 22, reuniu tomadores de tereré e apreciadores do chimarrão.


Os visitantes puderam bater papo, trocar ideias e também tiveram a oportunidade de se apresentarem no palco livre. Além das apresentações musicais, também houve declamação de poesias e a performance do grupo de jovens do Parkour ( modalidade artística em que o participante sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas). No decorrer do evento houve sorteio de vários quites de tereré e chimarrão e também de um violão.

Nessa mistura cultural teve aqueles que estavam uniformizados com camisetas dos times sulistas, outros trajados como manda a tradição: pilchados. E todos com o mesmo ideal de simbolizar o Rio Grande do Sul.

Marcos Felipe Bore Lima, 12 anos, confessou que gosta muito das danças gaúchas. O adolescente, nascido em Mato Grosso, fez questão de ir trajado e levou os avós. “Vimos o convite na televisão e a pedido do meu neto viemos prestigiar”, comenta Noeli Bore, avó do garoto. Frequentadores do CTG, eles apreciam tanto o chimarrão que não largam a bebida nem para viajar. “Viajamos para a Europa, e o chimarrão foi junto”, declara o avô, Ari Bore.

Em relação ao projeto “Chimaré Cultural”, eles disseram gostar da ideia e aprovam uma continuidade, “Muito bom, precisa fazer mais vezes. Com o tempo o pessoal acostuma”, disse Noeli, satisfeita.

O Secretário de Cultura do Município, Luciano Carneiro Alves, conceitua Chimaré Cultural como um nome que remete a diálogos culturais. E, segundo o Secretário, é através do diálogo que as práticas culturais se encontram.

O objetivo do Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural e também idealizador do projeto, Max Ferraz, é estimular o encontro das pessoas e suas tradições, fortalecendo as relações e convergências entre sociedade, produtores culturais e artistas. “O primeiro evento superou as expectativas, surpreendendo pelo número de visitantes, o que leva ao aprimoramento devido a sua amplitude alcançada. Sobre a estrutura, foi sugerido melhoria na iluminação do ambiente e disponibilidade de água quente e gelada para o preparo do chimarrão e do tereré”, conclui.

Além do CTG, também marcaram presença representantes do Movimento Negro e de variados gêneros musicais. A segunda edição do “Chimaré” está marcada para o dia 16 de fevereiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet