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Quinta-feira, 02 de maio de 2024

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SEM USO DA IMIGRANTES

Caminhoneiros cumprem promessa e só transitam pela área central; trânsito vira o 'caos' em Cuiabá e VG

Foto: Olhar Direto

Caminhoneiros cumprem promessa e só transitam pela área central; trânsito vira o 'caos' em Cuiabá e VG
A segunda-feira (24) começou com atenção redobrada e exige muita paciência dos motoristas. A interdição de trecho da ponte Júlio Muller (mais conhecida como ‘ponte velha’) e o protesto dos caminhoneiros que deixaram de transitar pela Rodovia dos Imigrantes (MT-407) – em Várzea Grande - transformaram em um verdadeiro dilema dirigir entre as duas maiores cidades do Estado - Cuiabá e Várzea Grande. Nas imediações da ponte Sérgio Motta, empregada como uma rota de desvio para acessar Cuiabá, o congestionamento chegou a mais de três quilômetros na manhã de hoje.


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Indignado com um problema que se repete todos os anos, o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Mato Grosso (Sindicam/MT), Roberto Costa, declarou que não há outra opção aos cerca de 25 mil motoristas que necessitam trafegar pelos 28 quilômetros da rodovia.

“Levamos, em média, 8, 9 horas para percorrer um trecho que é mínimo. Isso é uma vergonha. E de quem é o prejuízo? Os caminhões quebram, as cargas atrasam. Não temos outra opção senão transitar por dentro da cidade. Isso sem contar o número de caminhoneiros que morrem por causa dos acidentes ocasionados pelos buracos”.

Ele ainda relata que a situação é de conhecimento público há muito tempo. “Já protestamos. Interditamos a rodovia por três vezes, mas nada, realmente foi feito. Agora a rodovia será federalizada, mas o processo ainda está em trâmite. Estamos em pleno pico da colheita da safra e temos de transitar”, reclama.

Procurado pela reportagem do Olhar Direto, a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbano (SETPU) informou que está em trâmite o processo de federalização da rodovia dos Imigrantes e que o trecho será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). O processo teve início em abril do  ano passado durante visita do ministro dos Transportes, César Borges, veio a Mato Grosso e anunciou a duplicação do trecho.

Na ocasião ele chegou a sobrevoar o trecho para conhecer ‘de perto’ o problema. Em 21 de outubro do ano passado, por meio da Portaria 169/2013, foi publicado o projeto de federalização no Diário Oficial da União (DOE) e a rodovia será extensão da BR-070. Na tarde de hoje deve acontecer uma reunião entre o Sindicato e representantes do DNIT para debater a questão.
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