Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Comerciantes têm 15 dias para deixar quiosques na orla do Rio Cuiabá

Decisão da Vara Ambiental foi 'reforçada' por desembargadora do TJMT.

Quiosques serão demolidos para implantação do projeto Porto Cuiabá.

Os comerciantes têm 15 dias, a partir da data de notificação, para desocupar os quiosques localizados na orla da Avenida Beira Rio, em Cuiabá, sem direito a indenização, a fim de que seja dada continuidade à obra do projeto Porto Cuiabá. O prazo foi dado pela Justiça, por meio de decisão provisória do juiz Rodrigo Curvo, da Vara Especializada do Meio Ambiente. A determinação foi reconsiderada pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que mandou que seja cumprido o despacho. Ainda cabe recurso da decisão.

Os quiosques foram erguidos pela prefeitura de Cuiabá e cedidos para exploração comercial há aproximadamente 10 anos, mas terão que ser demolidos para a revitalização do espaço por meio do projeto Porto Cuiabá Para o prefeito Mauro Mendes, não há motivos para que os comerciantes peçam indenização para deixar a área, que é de preservação ambiental.

"A construção daquilo alguns anos atrás foi feita com dinheiro publico. Portanto, a Procuradoria [municipal] deu parecer de que não há que se falar em indenização. É como se você construísse uma casa, alugasse pra alguém, a pessoa ficasse lá por longos anos, não pagasse aluguel e, quando tivesse que sair, pedisse indenização. É mais ou menos isso que está acontecendo", afirmou.

Conforme a prefeitura, os comerciantes já haviam sido intimados pelo poder público e tiveram dois meses para desocupar os quiosques.

Os ocupantes chegaram também a conseguir uma liminar favorável a eles, mas a desembargadora reconsiderou o entendimento da Vara Ambiental e determinou que a liminar dada pelo juiz Rodrigo Curvo fosse cumprida. A decisão dá ainda à prefeitura a autorização de usar o poder de polícia, caso necessário, e a permissão para pedir reforço policial.

Porto Cuiabá

O projeto Porto Cuiabá tem orçamento de R$ 28 milhões e prevê a construção de um calçadão de 1,3 km com ciclovias, área de contemplação, bares, restaurantes, praça, estacionamento e academias ao ar livre. Também deverá ser costruído um novo aquário municipal, com espécies de três bacias hidrográficas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet