Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Desemprego pode passar de 10% em 2009 nos EUA, diz Fed

O Fed (Federal Reserve, o BC americano) estima que a taxa de desemprego nos Estados Unidos neste ano poderá chegar a 10,1% neste ano, mesmo com a diminuição no ritmo de queda da economia, segundo a ata da reunião do banco, realizada nos dias 23 e 24 de junho. O documento foi divulgado nesta quarta-feira.


A última vez em que os EUA tiveram uma taxa de desemprego de dois dígitos foi em junho de 1983, quando chegou a 10,1% --à época a economia americana também atravessava uma recessão.

"As recentes quedas na oferta de empregos e na produção industrial, embora consideráveis, são menores que as registradas no início deste ano", diz o documento.

A economia americana perdeu 467 mil postos de trabalho no mês passado, enquanto a taxa de desemprego chegou nível em que estava em agosto de 1983, contra 9,4% em maio. Em média, a economia americana perdeu 436 mil empregos por mês entre abril e junho, contra uma média de 670 mil por mês entre novembro e março.

A expectativa do banco é que a economia americana registre uma contração de 1% a 1,5% neste ano --previsão melhor que a feita em maio, quando a expectativa do banco era de contração entre 1,3% e 2%.

O banco destacou entre os motivos para a melhora na previsão para a economia americana a estabilização nos gastos dos consumidores, das vendas e construção de casas e para uma redução menos drástica que o esperado nos gastos de capital.

Obama

Ontem o presidente americano, Barack Obama, afirmou que o nível de desemprego deve continuar aumentando durante vários meses. "Minha expectativa é de que provavelmente continuaremos a vem o desemprego subir por vários meses", disse.

Segundo o presidente, "historicamente, mesmo depois que a recuperação começa, o crescimento positivo, as contratações, demoram mais um tempo". "O desafio para essa administração é garantir que, mesmo enquanto estabilizamos o sistema financeiro, compreendamos que o mais importante na economia é que as pessoas consigam encontrar bons empregos que paguem bons salários", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet