Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Prumada Elétrica

Curto-circuito causou incêndio no Sunset Boulevard, aponta laudo da Politec

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Curto-circuito causou incêndio no Sunset Boulevard, aponta laudo da Politec
O laudo da Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) apontou que o incêndio que atingiu o prédio Sunset Boulevard, localizado no bairro Araés, em Cuiabá, no dia 14 de outubro do ano passado, foi acidental e causado por um curto-circuito na prumada elétrica do edifício. O documento foi entregue à 2ª Delegacia da Polícia Judiciária Civil nesta sexta-feira (16).


Leia mais:
Laudo apontando as causas do incêndio no Sunset será feito com base em vestígios e sai em 19 dias

O documento apontou falhas da construtora:"No caso de incêndio em análise, constatou-se que o conduto elétrico da prumada era constituído por mangueira de material de combustível propagante de chama, necessitando, portanto, de obturação (obstrução), na travessia de piso, o que também não existia", diz trecho. Também ficou evidênciado que: "“Após minuciosa inspeção, não se evidenciou qualquer vestígio de presença de buchas e arruelas metálicas nos orifícios de passagens dos cabos elétricos, tanto na parte inferior quanto no superior dos quadros”.

Ainda consta que: "O rompimento quase que simultâneo na isolação dos alimentadores vizinhos provocou uma sequência de outros curto-circuitos, causando uma verdadeira explosão elétrica com intensa geração de calor por radiação e consequentemente quebra de paredes próximas. O calor inicial gerado pela explosão elétrica subiu, por convecção, por dentro dos condutos elétricos em "efeito chaminé" ao quadro elétrico do 10º piso, causando superaquecimento da parte inferior do quadro que provocou outros curtos-circuitos em situação similiar aos ocorridos inicialmente".
 
O delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia, Waldeck Duarte Júnior, explicou que o laudo possui mais de 65 páginas e todo conteúdo ainda será analisado, minuciosamente. Também será apurado pela Polícia Civil, a responsabilidade do curto-circuito, como falta de manutenção na rede elétrica, uma vez que além do dano, houve lesão corporal em algumas pessoas.

Segundo a assessoria de imprensa da PJC, o delegado Waldeck vai designar um novo delegado para dar andamento às investigações, uma vez que o delegado que estava à frente do caso, Carlos Américo Marchi, foi designado esta semana para atuar no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
 
Recentemente, a assessoria de imprensa da Politec informou ao Olhar Direto que os documentos entregues pela construtora Plaenge não foram suficientes para auxiliar nas investigações, portanto, o laudo foi feito com base nos vestígios encontrados na cena do ocorrido.  
 
Vale lembrar também que uma vistoria feita pela Proseg Engenharia a pedido dos moradores apontou que o incêndio foi causado por um curto-circuito. A Plaenge discordou e disse que a vistoria seria “unilateral e não vale ou substitui o laudo técnico oficial”.
 
O caso
 
O prédio Sunset Boulevard pegou fogo na madrugada do último dia 14 e assustou os moradores do residencial. Diversos homens do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para atender a ocorrência, no prédio de 23 andares.
 
Várias pessoas ficaram presas nos andares superiores já que a fumaça tóxica tomou conta das escadas de emergência e também dos corredores. Alguns moradores foram resgatados por rapel, entre eles uma criança e um bebê. Outros foram retirados com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet