Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

400 mil alunos sem aula

Professores do Estado debatem proposta de reajuste; Categoria para os serviços na sexta-feira

Foto: Assessoria

Sintep aguarda que Estado oficialize proposta em documento, que será avaliado em assembleia

Sintep aguarda que Estado oficialize proposta em documento, que será avaliado em assembleia

Os professores que atuam na rede estadual de Mato Grosso realizam no próximo dia 8 de junho, em Cuiabá, assembleia geral da categoria para deliberar se acatam ou não a proposta do Governo do Estado quanto à divisão do pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) 2014. O total de 6,22% foi dividido e o reajuste de 3,11% pago a todos servidores na folha de maio, ou seja, metade.


Leia Mais:
Após paralisação, Pedro Taques promete aumentar diárias de servidores
 
O governo propôs pagar a outra metade em novembro deste ano, além de pagar em janeiro de 2016 a correção inflacionária do período entre maio e novembro, para que a demora em quitar o INPC não acarrete em perdas reais aos servidores.

A presentação da proposta ocorreu durante reunião entre a diretoria do Sintep-MT e representantes das Secretaria de Estado de Gestão e Educação, e para o Sindicato descumpre a Lei da Dobra do Poder de Compra (Lei 510/2013)  conquistada durante a greve de 67 dias de greve em 2013.
 
O  presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes definiu como preocupante o governo chamar o Sindicato para oficializar a proposta que foi apresentada ao Fórum Sindical, na última segunda-feira. Proposta que não traz o cumprimento da Lei 510/2013, na integralidade.
 
"Vamos ter uma situação mais definida sobre resposta do governo durante a Assembleia Geral com a categoria e representantes para os dias 06, 07 e 08 de junho. Aguardamos que o diálogo com o governo seja oficializado em documento para que possa ser apresentado para a categoria avalie de forma segura para tomar as decisões” , disse. 
 
O Sindicato representa mais de 30  mil servidores que atendem a um público de 400 mil estudantes em 748 escolas estaduais.
 
Paralisação Nacional 

Dia 29 – Na próxima sexta-feira, os professores da rede estadual irão participar do ‘Dia Nacional de Paralisação’. O movimento nacional é contrário  as manifestações contra o PL da Terceirização, contra as medidas provisórias 664 e 665 e contra o ajuste fiscal.
 
No Estado, a manifestação irá protestar contra o governador Pedro Taques, que não cumpre o acordo com os servidores. Organizada pelos movimentos sindicais, a greve terá um dia de manifestação na Praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá, a partir das 14 horas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet