Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

mão única

Nova sinalização nas av. São Sebastião e Ipiranga causa confusão entre motoristas e prefeitura decide antecipar mudanças

Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto

Nova sinalização nas av. São Sebastião e Ipiranga causa confusão entre motoristas e prefeitura decide antecipar mudanças
A nova sinalização que começou a ser implantada nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, em Cuiabá, tem causado confusão nos motoristas. As vias já estão pintadas do modo como vão ficar, ou seja, como mão única. Apesar disso, a previsão era de que elas ainda funcionassem com o sentido duplo até o dia 30 deste mês, quando começaria a valer o Sistema Binário que será implantado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). 


Diante da confusão verificada nas ruas, o secretário Thiago França, da Semob, resolveu antecipar a mudança, que passa a valer a partir da próxima segunda-feira (22). Assim, a Avenida São Sebastião passará a ser mão única num trecho de 2,140 quilômetros entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito, sentido Bairro Cidade Alta. A Avenida Ipiranga, num trecho de 2,310 quilômetros, terá sentido único entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco.

Leia mais:
Avenidas São Sebastião e Ipiranga terão sentido único a partir do dia 30 de junho
 
A reportagem do Olhar Direto percorreu as duas avenidas na manhã desta sexta-feira (19) e comprovou a confusão dos motoristas com a nova sinalização. Muitos ficaram na dúvida se as vias ainda funcionam como mão dupla, apesar de já estarem pintadas e de terem placas proibindo a conversão em certos pontos.


(Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto)
 
Alguns, de forma irregular, já estacionam o carro nas laterais das avenidas, atrapalhando assim o trânsito. Segundo o secretário da Semob, Thiago França, a população estava avisada que as mudanças só passariam a valer no dia 30: “Nós colocamos nas redes sociais, avisamos a população pela imprensa que só começa a valer no dia 30. Os locais que servirão para estacionamento ainda não estão funcionando, os carros não podem parar ali”, disse ele ao Olhar Direto.
 
“Nós estamos colocando faixas aéreas (serão 25) para conscientizar a população das mudanças. Os nossos agentes estarão presentes para dar suporte durante este período de adaptação”, explicou Thiago. Porém, a reportagem do Olhar Direto avistou apenas uma faixa na avenida, que estava caída e impossível de ser lida pelos condutores (veja abaixo).


(Foto: Wesley Santiago/Olhar Direto)
 
Além disto, a reportagem também só encontrou dois amarelinhos, parados em uma esquina quase no fim da avenida Ipiranga. A confusão dos motoristas ficou evidente. No cruzamento da mesma avenida, com a Senador Metelo, ônibus e carros tem dificuldade para fazer a conversão, já que há veículos estacionados nas marginais e os motoristas ficam no meio das vias.

Alguns mototaxistas que trabalham no cruzamento da avenida Ipiranga com a Agrícola Paes de Barros reclamaram da mudança. Eles disseram que não há sinalização e que, se nada for feito, acontecerão acidentes no local. 

Sinalização concluída

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Cuiabá, o município decidiu adiantar as mudanças para a próxima segunda-feira em função da rapidez na execução dos serviços de sinalização horizontal e vertical por parte da empresa responsável, bem como pelo fato de alguns conflitos estarem ocorrendo em determinados locais.

“Desde o início tínhamos comunicado que a mudança seria a partir do dia 30, mas em alguns pontos estavam ocorrendo confusões porque alguns condutores mostravam-se indecisos diante da própria sinalização e isso acabava gerando alguns conflitos. Além disso, a prestadora de serviço já completou todo o trabalho e por isso decidimos antecipar a mudança”, explicou Thiago França em comunicado à imprensa. 

As mudanças têm como objetivo melhorar a fluidez do trânsito evitando congestionamentos. Até o fim do ano serão implantados mais cinco sistemas binários em ruas e avenidas nos bairros Araés, Jardim Tropical, Poção e no centro da capital.

Linhas de ônibus

Trafegam pela Avenida São Sebastião, no sentido centro-bairro, três linhas de ônibus: a 101/Coophamil-Centro, a 609/Parque Cuiabá-Santa Izabel e a intermunicipal 008 Asa Bela (Várzea Grande)-Centro (Cuiabá). Com a implantação do sistema binário, não haverá mudança para a linha 609 no sendo centro-bairro. A alteração ocorre no sentido bairro-centro. A partir da Avenida Agrícola Paes de Barros os ônibus passam a circular pela Avenida Ipiranga até a Avenida Dom Bosco, onde retoma o seu itinerário normal.

Já a linha 101 não terá alteração no sentido bairro-centro. No sentido centro-bairro os ônibus passam a trafegar a partir da Avenida Senador Metelo pela Avenida Rui Barbosa, Avenida 8 de Abril e Avenida São Sebastião até a Avenida Jornalista Alves de Oliveira, onde volta ao seu itinerário normal. Já a linha 008 continuará com seu itinerário normal. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet