Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Assistência Social realiza mutirões para cadastro nos Programas Federais

A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realizou na última sexta-feira (31), mutirão de acompanhamento do Programa Bolsa Família, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Luiz Maria Guisone, bairro Vila Arthur. Cerca de 50 famílias foram beneficiadas com atendimento no local.  O objetivo do mutirão consiste em evitar a suspensão do benefício aos usuários e  ainda promover a  inserção de novos beneficiários no programa do Governo Federal.


O cronograma de trabalho da Assistência Social prevê a realização de mutirões duas vezes ao mês, principalmente nos bairros em que apresentarem grande demanda nesse serviço. O último foi realizado nas proximidades do bairro Capão Grande.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Kathe Maria Martins, o resultado positivo nos atendimentos se deve ao empenho das equipes de servidores da pasta.   A secretária garantiu que o esforço desses servidores está em oferecer um atendimento ágil e eficiente, com o melhor acolhimento a todos que forem realizar o cadastramento e/ou recadastramento do Programa Bolsa Família.

“O bairro Vila Arthur registra grande número de famílias que procuram pelo cadastramento e recadastramento do Programa, por isso foi escolhido para receber o mutirão.  Essas ações viabilizam os trabalhos da Secretaria e também do município em atingir a meta estabelecida pelo programa Federal”, disse a secretaria.

“Vale ressaltar que as mães com filhos pequenos, devem se dirigir  aos CRAS para melhor atendimento e conforto. Os Centros de Referência estão habilitados para fazer esse tipo de atendimento, sendo uma opção, sem que a pessoa precise se afastar muito de sua residência”, destacou a secretária Kathe.

De acordo com a gerente do Cadastro Único, Alda Figueiredo,  cerca de 35 famílias já foram cadastradas no bairro no Bolsa Família, mas pretende-se até o final do mutirão atingir a meta com o cadastramento/atualização do maior número possível de famílias. Alda acrescentou ainda que a procura pelo Programa Bolsa Família tem sido realizado principalmente por mães que possuem filhos pequenos.

O mutirão é voltado aos cidadãos que recebem verbas do programa federal. Um dos quesitos é ter acompanhamento de saúde no que se refere ao cumprimento do calendário vacinal, do crescimento e do desenvolvimento de crianças até sete anos de idade. Outro critério é o acompanhamento de saúde das gestantes, e bebês em fase de amamentação.

“É muito importante a Secretaria vir para o bairro, pois hoje me cadastrei e espero ser contemplada com o benefício, tenho dois filhos pequenos e não recebo ajuda financeira do pai”, frisou a dona de casa, Cleide Ferreira de Godoy.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais que percebem renda de até R$ 156,00 por pessoa. A habilitação, seleção e concessão do benefício são de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Para ser beneficiário, os inscritos devem cumprir vários compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social, como frequência escolar, acompanhamento do calendário vacinal, exames pré-natal das gestantes e atualização anual dos dados cadastrais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet