Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Detran orienta CFC’s sobre legislação e processos internos

O 1º Encontro dos Centros de Formações de Condutores (CFC’s) realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) reuniu 139 representantes de CFC’s para alinhar o conhecimento e apresentar as mudanças normativas. O evento, realizado no auditório da autarquia, encerra nesta quinta-feira (13.08), às 12h. 


Na abertura do encontro, o presidente do Detran, Rogers Jarbas, destacou a importância dos credenciados se alinharem à autarquia. “O conhecimento é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Os Centros de Formação de Condutores que não estiverem alinhados com os direcionamentos legais da autarquia terão dificuldades para executar seus trabalhos. Por este motivo nossa prioridade é oferecer as informações necessárias para o bom andamento na tramitação dos processos de habilitação”. 

De acordo com o diretor de Habilitação do Detran-MT, Fernando Lopes, a principal orientação para os diretores dos Centros de Formação de Condutores, bem como seus instrutores, é se inteirar sobre as normativas que regem a área de atuação. “Existem muitas dúvidas com relação aos procedimentos e neste encontro estamos alinhando, de acordo com a legislação vigente, as formas de trabalho aplicadas no dia a dia dos credenciados”. 

No primeiro dia foi realizado um rodízio de palestras com os setores que compõem a Diretoria de Habilitação. Entre os temas foram abordadas estão as Resoluções, Portarias, Procedimentos Internos, além de Autorização Especial, Processos Administrativos e procedimentos que os CFC’s podem realizar. 

Este modelo de capacitação é inédito, afirmou o presidente do Sindicato dos CFC’s, Djalma Nogueira. Segundo ele, os Centros de Formação só têm a ganhar com as orientações, além de conhecer a forma de trabalho da atual gestão do Detran-MT para se ajustarem e, assim, apresentarem os processos da forma exigida. “Temos muitos questionamentos. Esperamos que todos sejam respondidos. Somos a favor da fiscalização, mas que a prioridade seja as orientações educativas para os CFC’s e que as mesmas tenham continuidade”. 

A credenciada Marinez Bevilacqua, que há 37 anos trabalha na área de formação de condutores, contou que os Centros de Formação estavam esperando há muito tempo por esta interação com o Detran-MT. “Nós entendemos que devemos andar juntos e para que haja cobrança temos que ter acesso à instrução. Acredito que o presidente está agindo corretamente, porque está informando para depois cobrar. Nós tivemos que buscar informações em outros Estados para nos preparar melhor e orientar nossos candidatos, pois não havia aqui”. 

Para Marinez é importante que as autoescolas ofereçam melhor qualidade no ensino, mas, por outro lado, os processos devem ter mais agilidade na autarquia. “Com o Detran-MT se organizando para nos atender, com certeza vamos retribuir a contento”. 

A diretora de ensino e proprietária de CFC no município de Sorrino, Circe Ione Pianesso, afirmou que este encontro está acontecendo em um momento importante. Com a nova gestão, disse ela, há uma expectativa de mudanças para a melhoria dos serviços. “Há muito tempo discordávamos do modelo. Hoje estamos vislumbrando algo novo. Precisamos obter qualidade inserida em todos os procedimentos”. 

A credenciada lembrou ainda que o Estado é grande e que nos últimos anos o interior foi penalizado pela falta de assistência do órgão. “Que seja melhorada a estrutura e o atendimento do Detran-MT e também os procedimentos dos Centros de Formação”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet