Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

iniciativa

Prefeitura promove primeira edição do Prati-Cidade e 'leva' secretarias para bairros carentes

Foto: Divulgação

Prefeitura promove primeira edição do Prati-Cidade e 'leva' secretarias para bairros carentes
Várzea Grande se prepara para receber o maior mutirão de cidadania, o ‘Prati-Cidade’. A primeira edição do projeto idealizado pela prefeita Lucimar Sacre de Campos será realizado na Escola Municipal Ruth Martins Santana, no bairro Ikaray, das 8h às 17h, de terça-feira, 4. 


Leia Mais:
Juíza nega pedido de Arcanjo para ser transferido a presídio militar antes de julgamento

O objetivo é o de ampliar a prestação dos serviços públicos municipais, integrar servidores com a comunidade e aproximar a administração municipal da realidade dos bairros mais periféricos da cidade. A partir desta edição, uma vez por mês, o gabinete e as secretarias darão expediente nos bairros da cidade, em uma ação itinerante.

A expectativa inicial é de atingir de forma direta cerca de mil pessoas, já que cada bairro ‘sede’, concentra em seu entorno residenciais e loteamentos que ampliam o público alvo do mutirão. No entorno do Ikaray existem ainda o Jardim Novo Horizonte, Parque Nova Era, Santa Fé, Jardim das Flores, Vila Lucimar e São Jorge. Os serviços serão prestados das 8h às 17h.

Segundo a assessoria de Várzea Grande, o projeto 'Prati-Cidade' é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e vai ofertar atendimento médico, vacinas, aferição e níveis de glicose, orientação de saúde bucal, disponibilização de medicamentos via receita médica, acompanhamento nutricional para atualização do Bolsa Família, agendamento de mamografia, emissão do cartão do SUS. Além de atividades e serviços públicos de todas as pastas da administração. Ainda na área de serviços e entretenimento serão ofertados de corte de cabelo, massoterapia, dança, apresentações culturais, concurso literário, brinquedos recreativos, teatro infantil, palestra educativa, oficinas, jogos, informações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida, emissão de documentos, assistência jurídica.

O ‘Prati-Cidade’ contará também com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Centro Universitário de Várzea Grande e da Defensoria Pública.

Nas atividades que antecederam o evento de amanhã, equipes das Pastas de Obras e Serviços Públicos realizaram ações pré-eventos como a limpeza das bocas de lobo, operação tapa buracos, reparos nas escolas e patrimônio público local, patrolamento/encascalhamento de ruas e avenidas, substituição de lâmpadas, limpeza e coleta de lixo, entre outros.

A prefeita Lucimar está há mais de um mês acompanhando pessoalmente os preparativos do mutirão de cidadania. "O ‘Prati-Cidade’ visa não somente atender os serviços que a comunidade necessita, mas também fazer com que o Poder Público conheça as realidades vivenciadas nos bairros da cidade porque secretrários e servidores sairão de suas salas e vão estar diretamente vivenciando a realidade daquela região beneficiada”.

Ainda como reforça a prefeita, o mutirão é um momento importante para a comunidade ser ouvida e o poder público conhecer in loco essas demandas. “É um momento especial, onde todos ganham. Ganha a população que recebe uma atenção mais próxima e ganha o poder público que consegue se aproximar da sua gente e ampliando a oferta de serviços às regiões em um curto espaço de tempo e de forma direta. É o poder público proporcionando cidadania”.

A prefeita pontua ainda que “ao promovermos ações multissetoriais, via mutirões do projeto 'Prati-Cidade', mais melhorias serão evidenciadas e alcançadas, especialmente nas regiões mais periféricas da cidade. Isso porque a articulação de trabalho está centrada na participação da própria comunidade e mobilizando todas as secretarias”.

Para o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, o trabalho de infraestrutura que vem sendo realizado nos últimos quatro meses pela atual gestão tem dado bons resultados e é reconhecido pela população. Ele citou o próprio Ikaray, ponto de partida do ‘Prati-Cidade’. “O Ikaray estava abandonado, conforme definição dos próprios moradores. Já realizamos lá, de forma preliminar, uma operação tapa buracos, limpeza e outros reparos emergenciais. O ‘Prati-Cidade’ ampliará esses serviços, tornando-os contínuos para assegurar melhor qualidade de vida”.

Os técnicos da secretaria de Planejamento, por exemplo, estarão no bairro Ikaray para ouvir demandas da população e por meio dessas informações criar um banco de dados e dessa forma, a partir dos mutirões, criar orçamento participativo nas futuras elaborações orçamentárias da cidade e constar no próximo Plano Plurianual (PPA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet