Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Ações do projeto Fortalecer serão ampliadas com cursos profissionalizantes em Várzea Grande

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, participou nesta manhã (21), das comemorações dos 25 anos da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizado no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento reuniu ainda pais e responsáveis de alunos de escolas da rede municipal de Várzea Grande envolvidos no Projeto Fortalecer. Todos participaram da palestra “Eca na Escola: Construindo uma educação voltada à cidadania”.


O Projeto Fortalecer é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato e que conta com a parceria da prefeitura e o Univag. O Projeto Fortalecer, que está completando onze anos em 2015, foi criado para reduzir a infrequência escolar na rede municipal de ensino e para promover a integração da rede de defesa dos direitos da criança e do adolescente no município de Várzea Grande. “O projeto foi implantado pela Promotoria de Justiça da cidade, em parceria com a prefeitura e o Univag, no ano de 2004. Desde então, já foram realizados vários atendimentos, visitas às escolas, avaliações psicopedagógicas e avaliações psicológicas, entre outras atividades”, reforça o promotor, Mauro Poderoso.

Atualmente, o projeto está com 113 alunos em atendimento que foram encaminhados por 18 escolas do município. As principais causas da infrequência escolar verificadas são problemas de saúde, suspeitas de algum tipo de negligência, violência e/ou conflitos na convivência familiar.

A prefeita aproveitou o momento para anunciar que quer ampliar a parceria, tanto com o Univag como com o Ministério Público. “Além de ampliarmos o número de bairros atingidos, levar um atendimento mais ativo, um serviço mais ocupacional aos jovens. Ainda nesse ano quero que pelo menos uma escola oferte atividade profissionalizante aos jovens de 10 a 18 anos. A criança na escola não quer só ler um livro e vamos fazer um programa de ação respaldado em oportunidades dentro da nossa cidade”.

Como frisou ainda a prefeita, o Município necessita de ações sociais, as famílias precisam de amparo. “E precisamos unir forças. Sendo hoje o dia da árvore em uma alusão aos frutos que ela dá, quero o compromisso de fortalecer o projeto de lançar as oportunidades dentro de um projeto institucional mais abrangente levando capacitação profissional e reforçando o aprendizado escolar na redução da evasão escolar”.

Participaram também do evento o vice-reitor do Univag, Flávio Foguel, o promotor da Infância e Adolescência de Várzea Grande, Mauro Poderoso, a secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, a coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gonçalina Rondon e o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Leandro Momente.

Na abertura oficial do evento, alunos da escola municipal Salvelina Ferreira do bairro Maringá III, no grande Cristo Rei, fizeram uma apresentação musical. Eles integram o coral “Canto e Encanto”. Essas crianças estão representando o Município por meio do projeto “Levando encanto pelo Mato Grosso” que tem como objetivo visitar oito cidades. Na próxima semana, as 35 crianças do coral vão até o município de Dom Aquino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet