Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cidades

via whatsApp

Boato de sumiço de bebê gera comoção e mobiliza mais de 50 pessoas no Parque Mãe Bonifácia

27 Set 2015 - 21:27

Da Redação - Patrícia Neves/ Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Do Internauta

Boato de sumiço de bebê gera comoção e mobiliza mais de 50 pessoas no Parque Mãe Bonifácia
Informações quanto ao desaparecimento de uma criança, de nome Miguel, com menos de dois anos, na área do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na tarde deste domingo 27 de setembro, gerou comoção. No entanto, não houve nenhuma comunicação oficial às Polícias Civil e Militar do caso e às 21h40, o tenente-coronel Manuel Bugalho Neto, do 10º Batalhão, confirmou que uma equipe se deslocou até a casa da mãe do bebê Rúbia Juliana Pereira Duarte, de 29 anos,  e o mesmo encontra-se com ela. Nunca existiu sequestro ou mesmo desaparecimento da criança, apenas 'boatos'.   


Leia Mais:
Mulher esfaqueia marido após flagrá-lo fazendo sexo com outra durante festa

Na tentativa de tentar encontrar o bebê um grupo de pessoas se deslocou por volta das 21h para a frente do Parque, mas não houve permissão de acesso ao local. A segurança do parque informou ainda que desde o fim da tarde havia um comentário quanto ao sumiço, mas nenhuma comunicação oficial.

As primeiras informações repassadas por meio do aplicativo celular revelam que a criança, supostamente, estaria jogando futebol com a mãe que o teria deixado sozinho para buscar uma bola. Quando a mulher retornou ao local não mais encontrou o bebê. Supostamente, ele teria  sido levado do local por um homem.

O suposto sequestro do bebê foi comunicado a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) por meio da imprensa. Questionado sobre o relato do sumiço, o delegado do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GCCO), Flávio Stringueta, declarou que não havia nenhuma formalização quanto ao sequestro.

A reportagem ligou inúmeras vezes para o número celular atribuído a mãe do bebê, mas as ligações foram direcionadas para a caixa de mensagem.

“Não existe nenhum contato com nenhum órgão de segurança. Ninguém localizou a principal envolvida que  é a mãe. As histórias são desencontradas e divulgadas por meio de whatssApp. Agora as informações são as de que uma varredura é realizada no parque o que não é verdade. Já sabemos de outra historia de que a criança foi encontrada. Fala-se que a mãe estaria em uma viatura e já modulamos com todas as viaturas e não procede”. A afirmação é de um policial militar que tentou dispersar a população que concentrava-se em frente ao Parque antes da confirmação de que tratava-se apenas de um boato.  Dezenas de pessoas, munidas com lanternas e até cachorros foram para o local na tenativa de ajudar. 

A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com inúmeros telefones divugaldos como sendo de parentes de Rúbia, mas a informação se repetia. As pessoas receberam a informação e repassarem pelo aplicativo. A mulher foi conduzida para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) para prestar esclarecimentos. As informações preliminares dão conta de que ela sofre com alguns problemas, após o fim do relacionamento com o pai do menino.

Através de nota enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da Sesp informou que: "acompanhou, de forma cautelosa, o suposto desaparecimento de uma criança na área do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na tarde deste domingo (27.09).O fato foi multiplicado nas redes sociais e via aplicativo de celular, porém, sem nenhuma formalização de familiares da criança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 197 ou 190".

A nota ainda acrescenta que: "Apesar do caso não ter sido registrado na polícia, as forças de Segurança Pública foram mobilizadas para averiguar a veracidade do fato, e encontraram a criança na guarda da mãe dentro de casa, não sendo confirmado que houve desaparecimento, e menos ainda, sequestro do menor".

Confira a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) comunica que acompanhou, de forma cautelosa, o suposto desaparecimento de uma criança na área do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na tarde deste domingo (27.09).

O fato foi multiplicado nas redes sociais e via aplicativo de celular, porém, sem nenhuma formalização de familiares da criança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 197 ou 190.

Apesar do caso não ter sido registrado na polícia, as forças de Segurança Pública foram mobilizadas para averiguar a veracidade do fato, e encontrou a criança na guarda da mãe dentro de casa, não sendo confirmado que houve desaparecimento, e menos ainda, sequestro do menor.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, acompanharam todo o desenrolar da situação e cumprimentam a todos os cidadãos de bem que se mobilizaram na busca de encontrar a criança, o que mostra um amadurecimento da cidadania e como as mídias sociais podem ser bem empregadas em busca de objetivos nobres.

Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública alerta que situações como essa, com origem em boatos, mobilizam desnecessariamente as forças de Segurança do Estado, prejudicando o atendimento de ocorrências verídicas e, sobretudo, arranham a credibilidade para o atendimento de situações futuras de risco real, perante as quais o Estado deve se articular e atuar no menor tempo possível.

As forças de Segurança Pública estarão sempre alertas para a proteção da sociedade mato-grossense.


Atualizada às 22h30 e 22h46.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet