Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

lei seca

Polícia fará blitz diariamente para reduzir mortes no trânsito em Cuiabá em 2016

Foto: Assessoria PJC

Polícia fará blitz diariamente para reduzir mortes no trânsito em Cuiabá em 2016
Aplicação de punições exemplares e fiscalização diária pelas ruas de Cuiabá e Várzea são as metas da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), para reduzir o número de acidentes em 2016. O desafio do órgão, que neste ano registrou queda de 40% em óbitos no trânsito nas duas cidades em comparação a 2014, é intensificar as inspeções por meio de blitz, operações Lei Seca e radares, para manter a queda nestas taxas. A proposta é do delegado titular da unidade, Jefferson Dias, que acredita que essas ações contribuem para uma mudança cultural, criando um comportamento menos perigoso no trânsito.


Leia mais:
Jovens capotam carro e são socorridos pelo Samu na véspera do Natal

Ele explica que as penalidades não tem intuito de arrecadar dinheiro, mas sim de educar a população, que em sua opinião, só apresenta uma mudança na conduta quando sente prejuízos financeiros. “Infelizmente as pessoas só aprendem quando dói no bolso. Por esse motivo a penalidade tem que ser alta.  Um exemplo disso é o uso de cinto de segurança, que há 20 anos era praticamente ignorado. Depois que ações deste tipo começaram a vigiar e punir os condutores passamos a observar outra realidade. Hoje, a maioria das pessoas nem cogita sair sem colocar o cinto.”

Dias aponta as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil, Getúlio Vargas, Prainha, Isaac Povoas e as saídas para Chapada dos Guimarães, Poconé e Santo Antônio do Leverger como principais focos das operações, já que as vias apresentam grande fluxo de automóveis e altos índices de acidentes.

Para que o trabalho nestes locais seja ainda mais eficiente, ele acredita que o apoio dos radares instalados recentemente pela cidade, seja fundamental, já que o aparelho, além de inibir infrações, fornece provas em casos de irregularidades. Assim, o propósito para 2016 é contar com o aparato para auxiliar nas blitz pela madrugada e na apuração de denúncias de rachas.

De acordo com Jeferson, estas ações são possíveis graças a parceria entre a delegacia e a Secretaria de
Mobilidade Urbana e outros órgãos, como o Ministério Público Estadual,, que dão suporte a fiscalização. “Além da fiscalização, precisamos ter certeza de que os irresponsáveis serão punidos, e os radares nos dão essa confirmação. Essas operações funcionam em pareceria."
 
Redução nos índices

Com redução de quase 40% no índice de mortes no trânsito com relação ao ano passado, um levantamento da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), divulgado recentemente, aponta para queda de 50,41% óbitos em Cuiabá e 11,53% em Várzea Grande. O número corresponde a uma diminuição de 173 e 106 casos respectivamente. A estatística é atribuída à intensificação da fiscalização pelas vias das cidades. De acordo com as análises feitas pela polícia com base no balanço, as avenidas Fernando Correa da Costa e Miguel Sutil, concentram as maiores taxas de acidentes.

A queda no volume apresentada por Cuiabá supera a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece que os acidentes de trânsito sejam reduzidos pela metade em todo o mundo. O plano, conhecido como Década de Ações para Segurança Viária, teve início em 2011 e vai até 2015.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet