Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Oposição cobra reflexão de Sarney sobre afastamento para que Senado retome atividades

Sentado na cadeira de presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ouviu nesta terça-feira apelos de parlamentares da oposição para que se afaste do cargo. Pela primeira vez depois do recesso parlamentar, o peemedebista enfrentou, em plenário, cobranças para que avalie a licença do comando da Casa.


Os pedidos foram feitos pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o líder do partido, Arthur Virgílio (AM).

Guerra disse que a permanência de Sarney pode resultar no naufrágio de toda a instituição. "Nós não temos duas soluções. Se ficarmos aqui a nos digladiar, com confrontos emocionais, com gente que tem coragem demais e gente que tem coragem de menos --eu sou daqueles que está incorporado no contingente dos que têm de menos--, eu quero dizer que não vamos a lugar nenhum. Não vai ser apenas um naufrágio do presidente do Senado. Vai ser um naufrágio do Senado inteiro, da instituição. Andei na rua hoje, de manhã, encontrei algumas pessoas", disse.

Virgílio disse que fazia o apelo sem "descambar para a disputa pessoal", uma vez que defende apenas que a Casa retome os seus trabalhos.

"Eu resolvi que tinha algumas alternativas: fazer o que alguns esperassem que eu fizesse, deblaterar, falar de maneira dura, cáustica, mas adotei outra postura que seria convocar Vossa Excelência para essa reflexão. Há sinais de que isso aqui arrefeça? Será que dá para acreditar que uma liderança se sustenta nesse tipo de atitude, na presidência do Senado da República?", questionou Virgílio.

O tucano voltou a sugerir que Sarney se afaste da presidência da Casa enquanto as denúncias não forem esclarecidas no Conselho de Ética.

O líder do PSDB recorreu para a biografia de Sarney, como já fez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para defender que ele deixe a presidência do Senado.

"Eu lhe proponho uma terceira via. Senador Sarney, case-se com a sua biografia. Esse mandato de presidente do Senado não representa nada na sua biografia. Vossa Excelência já foi presidente duas vezes, governador, presidente da República. Vossa Excelência tem uma volta por cima a dar, que não é da truculência, da prepotência, de calar quem quer que seja. Vossa Excelência tem uma forma de se casar com a sua biografia, que é atender a ponderáveis partidos que clamam pelo seu afastamento para que se comece a pensar em soluções verdadeiras", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet