Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

RIO 2016

Inteligência das forças de segurança de MT ajudaram Polícia Federal prender a suspeitos de terrorismo

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Dierto

Inteligência das forças de segurança de MT ajudaram Polícia Federal prender a suspeitos de terrorismo
A colaboração das forças de segurança de Mato Grosso foi decisiva para agilidade e êxito na ‘Operação Hashtag’, comandada pela Superintendência Polícia Federal, que culminou com as prisões do mecânico Leonid El Kadre de Melo, em Comodoro, e do ex-atleta Valdir Pereira da Rocha, em Vila Bela da Santíssima Trindade. A prisão do último foragido foi realizada no domingo (24). 


“Estamos trabalhando junto com a Polícia Federal em várias frentes e, neste caso, não foi diferente”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Rogers Elizandro Jarbas, ao explicar que toda área de inteligência foi mobilizada, durante evento no Salão Cloves Vettorato do Palácio Paiaguás.
 
Leia Mais:
Suposto terrorista foi pego ao tentar fugir de MT e diz que é um "homem do mundo"

“A integração é constante, seja no tráfico de drogas e em toda questão de prevenção e combate à criminalidade, que envolva região de fronteira. Em tudo, estamos apoiando a Polícia Federal. Conseguimos  êxito nessa empreitada e prendemos este último elemento, que é suspeito de futuros atos de terrorismo”, justificou o titular da Sesp.
 
Rogers Jarbas afirmou que a Polícia Federal possui fortes indícios de que os suspeitos, de fato, representavam riscos à sociedade. “Estavam se preparando para praticar atos de terrorismo. E nós pudemos evitar. Na parceira com a Polícia Federal, estamos fazendo isso [serviço de inteligência] em todos os sentidos, em especial tráfico de drogas e de armas que estão entrando no país”, sintetizou o ele.
  
No caso da organização terrorista, o governo de Mato Grosso mobilizou a Secretaria adjunta de Inteligência, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar (PM-2) e a Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil.  “São serviços especiais que trabalham para vigiar e monitorar essas pessoas. Constitucionalmente, quem é responsável é a PF, mas nós agimos de forma integrada, trazendo resultados melhores e mais eficientes nessas  ações preventivas”, avaliou Elizandro Jarbas.
 
O combate ao tráfico de drogas é o foco principal da ação conjunta com a Superintendência da PF. “Isso já vem sendo executado. O combate tráfico de drogas é prova disso: praticamente todas as apreensões das forças de segurança, com Grupamento de Fronteira [Gefron], teve  atuação conjunta com Polícia Federal”, citou ele.
 
Entenda o caso
 
A "Operação Hashtag" foi desencadeada para prender 11 suspeitos de planejar ataques terroristas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Leonid El Kadre de Melo e Valdir Pereira da Rocha foram os últimos a serem presos. Valdir da Rocha se entregou em Vila Bela da Santíssima Trindade, enquanto Leonid de Melo foi preso em Comodoro – cidades no oeste mato-grossense, muito próximas da fronteira seca com a Bolívia. Ambos são irmãos de criação, de acordo com a Polícia Militar em Comodoro.
  
Todos os presos na ação estão no presídio federal de Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul. A unidade é de segurança máxima e recebe presos de alta periculosidade, como o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, que por décadas comandou o jogo do bicho e o crime organizado em Mato Grosso, além de Fernandinho Beira-Mar e outros líderes do mundo da criminalidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet