Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Luta pelo ouro

Secretário afirma que ‘forças de MT’ estão aptas e intervenção em garimpo pode acontecer a qualquer momento

12 Jan 2017 - 11:04

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário afirma que ‘forças de MT’ estão aptas e intervenção em garimpo pode acontecer a qualquer momento
O secretário de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, afirmou na manhã desta quinta-feira (12), durante a entrega de viaturas no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, que as ‘forças de Mato Grosso’ estão aptas a realizar a intervenção no garimpo da ‘Serra do Caldeirão’, localizada em Pontes e Lacerda, que foi invadida por criminosos armados dias após o Natal de 2016: “Se necessário for, faremos a imediata reintegração. Estamos aguardando a sensação de segurança da população local”.


Leia mais:
Segurança reitera pedido de intervenção da Força Nacional para garantir desocupação de garimpo
 
“Os policiais estão atuando em Pontes e Lacerda desde o dia seguinte ao anúncio [dos policiais enviados]. Fizemos um plano de ação, tivemos oito prisões a partir da intervenção destes 32 profissionais. Os índices criminais reduziram e muito em toda a região. Temos um planejamento e um plano de ação sendo desenvolvidos”, explicou o secretário.
 
Segundo o secretário, as forças de segurança do Estado estão aptas a atuar no garimpo a qualquer momento: “Podemos fazer a reintegração a qualquer instante. Porém, gostaria de falar com o ministro da Justiça antes desta ação. Precisamos que ele faça a manutenção desta área após as pessoas serem retiradas de lá. Se necessário for, faremos a imediata reintegração. Estamos aguardando a sensação de segurança da população local”.
 
Mesmo querendo aguardar a reunião com o ministro, que deve acontecer no dia 31 de janeiro, Jarbas adianta que “se entendermos que vai haver uma demora muito grande do Ministério da Justiça, vamos intervir. Desde o primeiro dia, tínhamos a condição de fazer isto. Mas seria irresponsabilidade fazer sem ter uma estrutura do Governo Federal para manter aquela área segura”.
 
Invasão
 
Os suspeitos, que se dizem membros de facções criminosas, estão no local para explorar o ouro encontrado ali e chegaram à Serra logo depois do Natal. Eles renderam os seguranças da empresa de mineração que atua no local.  O delegado do município, Gilson Silveira, contou ao Olhar Direto  que os profissionais conseguiram fugir pela mata e acionar a Polícia. Pouco depois, logo depois da denúncia uma equipe de policiais militares e civis esteve no local, sendo recebida a tiros pelos bandidos, que dispõe de armas de grosso calibre, como fuzis.
 
Durante esta ação, que mobilizou aproximadamente 30 policiais militares e civis, houve confronto e, embora ninguém tenha ficado ferido, as viaturas acabaram sendo atingidas pelos disparos.
 
Na última semana, a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso montou uma força-tarefa e encaminhou uma equipe composta por 32 profissionais para  a região. Levantamento preliminar realizado e entregue à Sesp mostra que 10 pessoas já foram detidas na região.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet