Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CAOS NA SAÚDE

Após reunião com Taques, Botelho afirma que situação de hospitais filantrópicos deve ser resolvida

16 Ago 2017 - 17:45

Da Redação - Vinicius Mendes / Da Reportagem Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Após reunião com Taques, Botelho afirma que situação de hospitais filantrópicos deve ser resolvida
O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) afirmou, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (16), que conversou com o governador Pedro Taques (PSDB) sobre a situação dos quatro hospitais filantrópicos de Mato Grosso que ameaçam fechar as portas por falta de repasse. Segundo o deputado, o governador sabe da necessidade dos hospitais e deve se reunir com as diretorias das instituições nesta quinta-feira (17) para encontrar uma solução para os problemas.


Leia mais:
Taques quer abrir planilha dos hospitais filantrópicos e garante que não aceitará pressão


“Eu fui procurado na segunda-feira pelos diretores [dos hospitais], e levei a preocupação para o governador. Ele pediu que marcasse uma reunião com eles de imediato. Determinou ao secretário de estado de saúde Luiz Soares, que estudasse e encontrasse uma solução pra isso. Está marcada esta reunião, para amanhã, e nós estamos com as soluções praticamente encontradas. O governador Pedro Taques entende isso, que precisa da Santa Casa, precisa do Santa Helena, precisa de todos os hospitais filantrópicos, e o Estado não pode ficar sem eles, e esta negociação está em andamento, nós vamos continuar trabalhando com estes hospitais”, afirmou Botelho.

O deputado reafirmou que o Estado não tem obrigação em manter os hospitais, mas sabe da importância e da necessidade deles, e por isso irá encontrar os recursos necessários.

“Uma coisa é obrigatoriedade, ele não tem obrigatoriedade, mas outra coisa é a necessidade. Obrigação legal não tem, se ele quiser cortar, corta. Mas nós precisamos do serviço e ele entendeu isso. De onde vai vir é uma outra conversa, tira de um lugar, tira de uma obra, isso aí ele vai mexer lá, mas não vamos entrar neste detalhe agora. Vai mexer onde tiver que mexer, vai ter que tirar o dinheiro pra saúde. Nós vamos fazer uma reunião amanhã, e daí nós vamos chegar no número certinho”.

Botelho afirmou que após esta reunião, não haverá necessidade de os hospitais fecharem as portas.

“O que o governador me acenou é: vamos encontrar uma solução para os hospitais filantrópicos continuarem trabalhando. Eu acho que os hospitais já estão com entendimento de que não vão fechar, e nós precisamos, agora a partir desta reunião, efetivar isso”, disse.

O Dr.Antonio D' Oliveira Gonçalves Preza, presidente da Santa Casa , também esteve na coletiva e disse que a busca dos hospitais por recursos já vem de alguns anos.

“Todos os filantrópicos estão com dificuldades financeiras, e por causa disso que começou todo esse movimento lá em agosto de 2015. Mas nós viemos conversando, e estava com essa dificuldade de entendimento, e nós procuramos o deputado Botelho na segunda-feira para que ele intermediasse uma solução para esse caso, e mostramos os números, abrimos as contas para que ele tomasse conhecimento, ele falou q iria intermediar”.

Preza diz acreditar que após a reunião com o governador Pedro Taques, uma solução deve ser encontrada.

“Nós vamos sentar com o governador novamente. A conversa que ocorreu anteriormente foi com o secretário anterior, o João batista, e quando ele saiu não parece que teve uma continuidade de conversa com o novo secretário. Mas a gente ter certeza de que, o que o governador disser que vai fazer pelos filantrópicos, ele vai cumprir”.

O presidente da Santa Casa também disse que, de fato, o Governo não tem obrigação com os hospitais filantrópicos, mas eles pedem ajuda para conseguir continuar atendendo.

“Que os hospitais filantrópicos não tem contrato com os filantrópicos isso é fato, a obrigação legal de fazer ele não tem, agora, nós viemos pedir ajuda. Sem o recurso vai ficar difícil de a gente continuar tocando com os hospitais, mas dessa conversa a gente acredita que vai vir uma resposta positiva do Governo”.

Preza afirmou que após a reunião com Taques, todas as paralisações nos hospitais filantrópicos do Estado devem ser encerradas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet