Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

via WhatsApp

Chamada de 'crioula maldita', fotógrafa denuncia racismo e publica áudio com agressões

Foto: Reprodução / Facebook

Chamada de 'crioula maldita', fotógrafa denuncia racismo e publica áudio com agressões
A fotógrafa cuiabana Mirian Rosa publicou em suas redes sociais, na noite da última terça-feira (1), uma série de áudios racistas que recebeu em um grupo de WhatsApp. Dentre os xingamentos, o homem - que ela não identificou - a chama de ‘crioula maldita’, pergunta o quanto ela custa, pois precisa de uma “mucama pra ser cozinheira, faxineira, algo na minha casa” e afirma que precisa usá-la como carvão e saco de lixo em um churrasco.


Leia também:
Jovem denuncia ter sofrido racismo por parte de policiais dentro de shopping

Mirian é fotógrafa e já realizou uma série de trabalhos voluntários, como quando organizou uma festa de aniversário para um garoto com microcefalia (veja aqui) e quando fotografou Leidiane Pereira, um ano após ter feito uma mastectomia (veja aqui).

Em seu Facebook, Mirian publicou que os áudios racistas foram enviados pelo celular de uma colega, que desativou sua rede social. A postagem teve mais de 16 mil visualizações, quase 300 compartilhamentos e mais de 700 curtidas. Logo depois, o ator André D’Lucca também fez um post revoltado com a situação.

A reportagem do Olhar Direto tentou entrar em contato com a fotógrafa, mas quem atendeu foi um amigo, que disse que ela estava na delegacia e que por hora não iria se pronunciar à imprensa.

Veja a íntegra dos áudios:

Áudio 1: Eu quero saber em que mundo você vive, e desde quando preto é gente? Eu vou falar uma melhor pra você, quem é você na fila do pão não, eu vou perguntar pra você quem é você na fila do açougue. E eu vou responder pra você: pobre não come carne, então nem na fila do açougue você entra, entendeu crioula maldita?

Áudio 2: Mirian, é o seguinte: Você tem o que, 31, 32 anos? Ou mais? Porque parece ter 40. Não sei. É o seguinte, eu quero saber se você tem dono ou não. Porque é o seguinte, eu fui no mercado de escravos no Porto e não achei nenhuma escrava com seu valor. Qual é seu valor? Eu quero comprar uma escrava, uma mucama pra ser cozinheira, faxineira, algo na minha casa. Eu gosto de ver a crioulada trabalhar pra mim. Crioulo, a única coisa que crioulo sente na vida é o que? Pode dar tiro em crioulo, pode fazer o que quiser, tacar fogo, ele não sente nada disso, única coisa que crioulo sente é ele no tronco e chicote nas costas. É isso aí, e não esquece do Dove Azul, que é de haitiano, pra você. Eu vou te dar 12, uma caixa lacrada.

Áudio 3: Mirian, é o seguinte, eu vou queimar uma carne lá em casa, eu preciso de você como a matéria, o carvão e o saco de lixo pra recolher o que restou. Tenha uma boa noite.

Veja a postagem de Mirian AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet