Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

monitoramento

Polícia Ambiental tenta junto a Sema fazer resgate de onça que ‘ronda’ praça em MT

Foto: Divulgação/Reprodução

Polícia Ambiental tenta junto a Sema fazer resgate de onça que ‘ronda’ praça em MT
Uma onça pintada tem aparecido com frequência em uma ilha nas proximidades Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade de Cáceres (a 204 quilômetros de Cuiabá). O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) tenta junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) fazer a transferência do animal para o Pantanal, caso ele esteja ou ofereça risco à sociedade.


Leia mais: 
Vídeo flagra onça pintada em frente de praça em cidade de MT

No último dia 12, um vídeo de 46 segundos flagrou o momento que o animal aparece em uma ilha em frente da praça. Moradores e curiosos que passavam pela região resolveram parar e apreciar a rara aparição do felino.

Embora o local seja o habitat natural da onça, desde que ela apareceu nas proximidades da praça, uma equipe do Batalhão Ambiental está monitorando o animal.

O comandante do batalhão em Cáceres, Roosevelt Marcos Júnior disse ao Olhar Direto que “Não é a primeira vez que [a onça] aparece no local. Já apareceu outras vezes, só que desta vez ela não foi embora, ela permaneceu. A gente não sabe se é por causa de filhote, ou por causa de alimentação”.
 
De acordo com ele, ofícios foram enviados a Sema e ao Instituto Chico Mendes solicitando, em caráter de urgência, uma avaliação sobre a atual situação do animal. “A gente precisa de um respaldo jurídico. A gente oficiou para a Sema e para o Instituto Chico Mendes, em carácter de urgência de um parecer técnico de algum especialista para demonstrar se a onça oferece risco para a sociedade, e se há necessidade de resgate”, afirmou. 
 
“Realmente os especialistas e estudiosos precisam levantar essas hipóteses. Se os órgãos demonstrarem que há necessidade de resgate porque ela está em risco, é por questões de segurança das pessoas e do próprio animal”, completou.
 
Veja vídeo de uma aparição da onça: 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet