Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

redução da máquina

Maluf defende reforma administrativa de Mauro; AL também pode sofrer cortes

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Maluf defende reforma administrativa de Mauro; AL também pode sofrer cortes
O anuncio do governador eleito Mauro Mendes (DEM) de cortas três mil cargos, entre comissionados, contratados e de função gratificada, além da redução de secretarias de 24 para 15, foi defendida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).


Leia mais:
Mauro Mendes corta 3 mil cargos, extingue nove secretarias e cria "super Casa Civil"

Maluf afirmou que a redução da máquina pública será importante para economia de recursos, porém chama a atenção para a necessidade de adoção de outras medidas. Como forma de colaborar para melhoria da situação econômica do estado, ele defende, por exemplo, a redução do número de cargos comissionados na Assembleia Legislativa. “Precisamos fazer uma avaliação interna e ver onde podemos cortar gastos. Todos precisam fazer a sua parte”, ressalta.

O parlamentar considera positiva a decisão de Mendes, mas ponderou que ainda não será suficiente para dar mais eficiência à máquina pública. “Só isso não vai ser suficiente. Os poderes terão que fazer sua parte e o próprio Executivo também precisa dar agilidade e mais eficiência à máquina pública. É necessário dar continuidade a essas ações, mas o Mauro está começando com o pé direito, mostrando que está fazendo sua parte”, disse, na última terça-feira (13).

De acordo com informações da assessoria de imprensa, durante a sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (2015-2017), Guilherme Maluf implantou um sistema eficiente de gestão e modernização da estrutura organizacional e administrativa, que resultou em maior transparência, eficiência e economia de recursos. A medida possibilitou a realização de ações importantes, como a devolução de R$ 20 milhões ao Governo do Estado para aquisição de 145 ambulâncias, que foram distribuídas aos 141 municípios mato-grossenses para transporte de pacientes.

Reforma administrativa 

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) anunciou segunda-feira (12) a tão esperada reforma administrativa que irá promover a partir de janeiro do próximo ano. Conforme definido por sua equipe de transição, o número de secretarias será reduzido de 24 para 15 pastas. Além disso, 3 mil cargos, entre comissionados, contratados e de função gratificada serão dispensados. Quatro das pastas extintas terão suas atribuições direcionadas para a Casa Civil, que ganha mais poder a partir de janeiro.

Mauro garantiu que esses cortes não trarão qualquer prejuízo à população. "Essa redução de despesas visa justamente melhorar a qualidade dos serviços prestados. Os valores economizados no custeio da máquina serão revertidos para que possamos equilibrar o caixa e honrar os compromissos do Estado com os servidores, os fornecedores e com o cidadão mato-grossense", explicou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet