Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política BR

POBREZA EM MT

‘Fila na porta dos açougues ao mesmo tempo de filas para compra de jatinhos’, diz Lula em discurso no parlatório

Foto: Reprodução/TV Globo

‘Fila na porta dos açougues ao mesmo tempo de filas para compra de jatinhos’, diz Lula em discurso no parlatório
Já empossado e com a faixa no peito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou o caso da fila dos ossos registrado em açougue no bairro CPA 4, em Cuiabá, durante seu discurso no parlatório do Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde deste domingo (1º).


Leia também:
Lula e Alckmin tomam posse como presidente da República e vice

Em discurso emocionado, Lula relembrou sua fala feita quando tomou posse como presidente pela primeira vez, em 2003 e chorou ao falar da volta da fome e do aprofundamento da desigualdade social no país.
Ao citar pessoas pedindo dinheiro com cartazes, Lula voltou a falar sobre as filas na porta de açougues para receber ossos. Momento em que ficou com a voz embargada e teve que interromper a fala.

"Há muito tempo, não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo em busca de alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Crianças vendendo bala ou pedindo esmola, quando deveriam estar na escola vivendo plenamente a infância a que têm direito", disse.

Lula interrompeu o discurso para se recompor, e foi aplaudido pelos milhares de apoiadores na Praça dos Três Poderes. Depois, retomou a fala. "Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares. Tamanho abismo social é um obstáculo à construção de uma sociedade justa e democrática, e de uma economia próspera e moderna”.

A fila dos ossos foi caso que ganhou repercussão internacional em 2020, a fila em açougue no bairro CPA 4, em Cuiabá, começou a chamar atenção pelo número de pessoas que se organizavam ainda pela madrugada para receber ossos de vaca como doação.

O tema virou pauta de campanha nacional, assim como estadual. Os adversários do governador reeleito, Mauro Mendes (União), citavam tal fila sempre que questionavam as ações do gestor na área social.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet