Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cidades

INCENTIVO AO ESPORTE

Segundo Centro de Referência Paralímpico de MT é inaugurado em Várzea Grande

Foto: Reprodução

Segundo Centro de Referência Paralímpico de MT é inaugurado em Várzea Grande
Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (8), o Centro de Referência Paralímpico no município de Várzea Grande. O espaço conta com a cooperação técnica da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e busca incentivar as práticas esportivas entre jovens com deficiência física, visual e intelectual. Este é o segundo centro instalado no estado. 


Leia mais: 
Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano trazem turnê especial para Cuiabá; confira os preços


O Centro de Referência Paralímpico tem o objetivo de estabelecer um programa de iniciação esportiva paraolímpica para crianças e jovens com idades entre 11 e 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual, de Várzea Grande e região. Para a criação e manutenção do Centro, a Secel garantiu recursos de quase R$ 500 mil.

Este foi o segundo Centro inaugurado no estado, que agora se junta ao instalado no município de Cáceres (219 km de Cuiabá), dentro do campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Há também a possibilidade de lançamento de um terceiro Centro, dessa vez no município de Canarana (644 km de Cuiabá). 

De acordo com o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), David Costa, o programa de educação paralímpica tem como grande objetivo a inclusão social. Para o técnico, esta é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que pessoas com deficiência também são capazes. 

“O que queremos é que o esporte esteja ao lado das demais atividades que ajudam a mostrar à sociedade que nós somos capazes. O esporte é transformador e nossa missão é tornar as aulas de educação física e projetos de iniciação esportiva cada vez mais inclusivas”.

Já o secretário da pasta, Jefferson Carvalho Neves, destacou que o esporte deve ser considerado uma prática transformadora. Ainda segundo o secretário, no espaço serão oferecidas formações em sete modalidades esportivas. 

"O esporte é uma ferramenta que pode transformar a vida dos jovens com deficiência. E somos gratos à Prefeitura de Várzea Grande por usar tão bem essa ferramenta, com atendimento de crianças e jovens em sete modalidades paralímpicas, contando com pessoas capacitadas e com muita vontade de fazer acontecer. É uma iniciativa que o Governo de Mato Grosso e a Secel sentem muito orgulho em serem parceiros”, destacou Jefferson.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet