Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

REFORÇO CONTRA VARIANTES

Cardiologista reforça importância da vacina bivalente contra a covid-19: 'recomendada para todos'

Foto: Rogério Florentino - Olhar Direto

Cardiologista reforça importância da vacina bivalente contra a covid-19: 'recomendada para todos'
O médico cardiologista Juliano Slhessarenko alerta a população cuiabana para a importância da vacinação contra a Covid-19 com a dose do imunizante bivalente, usado como reforço contra as novas variantes, principalmente a ômicron.


Leia mais:
Trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas e deficientes podem se vacinar

“A vacina bivalente é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente para pessoas do grupo de risco, com comorbidades, que tem maior risco de mortalidade pela covid-19. Ou seja, quem é hipertenso, diabético, obeso, tabagista, idoso ou outro”, conta Juliano.

De acordo com o Ministério da Saúde, os imunizantes são usados como reforço em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idoso a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.

A imunização bivalente é destinada àqueles que já completaram o esquema básico de vacinação contra a covid-19 ou quem já recebeu uma ou duas doses de reforço. O intervalo entre a dose mais recente deve ser de quatro meses.

“Estamos diante de um cenário de baixas coberturas. Foi atacada a confiança da nossa população nas nossas vacinas. É fundamental retomar a rotina de vacinação para evitarmos epidemias de doenças, inclusive, já controladas”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo Juliano, a ideia da vacinação com o imunizante bivalente é diminuir ao máximo a proliferação da doença, garantindo que mais pessoas sejam imunizadas coletivamente, alcançando também uma proteção familiar e consequentemente, a extinção da pandemia.

“O vírus ele se torna menos letal e mais controlável, para isso as pessoas precisam estar imunizadas, com a vacinação, que é segura”, disse o cardiologista.

“A chance de alguém que não tomou a vacina ter alguma miocardite, inflamação no coração, um infarto é muito maior do que se vacinar. Então a vacinação é recomendada e todas as pessoas que puderem tem que ser vacinadas”, completou.

Veja o vídeo:
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet