Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

CORRIDA AO ALENCASTRO

Com indefinição de Botelho e convocação de Lula, PSD de Fávaro define apoio a pré-candidatura do PT em Cuiabá

09 Jan 2024 - 09:18

Da Redação - Airton Marques e Max Aguiar

Foto: Guilherme Martimon/MAPA

Com indefinição de Botelho e convocação de Lula, PSD de Fávaro define apoio a pré-candidatura do PT em Cuiabá
Com a indefinição do deputado estadual Eduardo Botelho - que ainda não se decidiu se deixa ou não o União Brasil - e a convocação do presidente Lula (PT), o PSD do ministro Carlos Fávaro (Agricultura) deve mesmo apoiar o nome da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) para a Prefeitura de Cuiabá, nas eleições de outubro.


Leia também
Mauro sanciona lei que cria programa que irá aumentar número de escolas cívico-militares em MT


A definição foi tomada nesta segunda-feira (8), após Fávaro ser chamado por Lula em Brasília (DF) e receber a "convocação" para compor com o grupo que apoiou a eleição do petista em 2022. Com isso, as chances de Botelho se filiar à sigla para disputar do Alencastro diminuem significativamente.

Desde o ano passado, quando Fávaro confirmou o convite para que Botelho seguisse seu projeto político no PSD, o ministro já falava que a legenda estava de portas abertas para o presidente da Assembleia Legislativa, mas que não seria possível aguardar muito tempo para uma definição. O ministro também deixou claro que caso fosse convocado por Lula e o partido não tivesse um pré-candidato próprio, iria apoiar o projeto lançado pelo grupo do presidente.

Neste tempo, a expectativa era de que Botelho resolveria sua vida dentro do União Brasil até fim de novembro, para que sua migração fosse realizada até dezembro, fazendo com que o PSD iniciasse 2024 já com fortes negociações com demais partidos para o fechamento da chapa na capital.

Botelho, no entanto, decidiu ceder aos pedidos de Mauro, que preside o União, e aguardar por uma conversa definitiva, que definirá se será o candidato do partido ou se terá carta branca para se desfiliar.

Com a movimentação, Fávaro avaliou que apesar de ser um forte e preparado nome para disputar o Alencastro, Botelho ainda tenta ser o candidato do governador, o que inviabiliza a possibilidade de aliança com o presidente da ALMT.

Desta forma, o PSD deve intensificar as conversas com a federação, que tem alguns nomes em disputa pela candidatura à prefeitura. Em novembro, o PT municipal aprovou o nome do deputado estadual Lúdio Cabral. A direção estadual da sigla, no entanto, garante que a escolha do pré-candidato será feita pela Executiva nacional, o que mantém as chances da ex-deputada federal Rosa Neide.

Além disso, o PV mantém o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa, que sofre certa rejeição de ala petista pelo fato de sua ligação com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet