Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

GRUPO DA ESQUERDA

Lula irá convocar presidentes de partidos da federação em MT para definir candidatura na capital

09 Jan 2024 - 11:02

Da Redação - Airton Marques e Max Aguiar

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula irá convocar presidentes de partidos da federação em MT para definir candidatura na capital
O presidente Lula deve convocar nas próximas semanas os dirigentes partidários das siglas que compõem da federação em Mato Grosso (PT, PV e PCdoB) para decidir a candidatura do grupo nas eleições municipais de outubro em Cuiabá. A reunião ainda deve contar com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que comanda o PSD estadual e fechou composição com o grupo.


Leia também
Com indefinição de Botelho e convocação de Lula, PSD de Fávaro define apoio a pré-candidatura do PT em Cuiabá


A confirmação da reunião foi feita pelo próprio ministro, que foi chamado por Lula nesta segunda-feira (8), para uma conversa sobre as eleições em Mato Grosso. Na ocasião, Fávaro confirmou que o PSD não tem pré-candidatura própria na capital até então - já que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, continua sua celeuma no União Brasil -, e que está disposto a manter o grupo que ajudou na eleição do petista em 2022.

Com o compromisso de composição, Lula anunciou que irá convocar Gleisi e os demais presidentes partidários para definição do nome que irá encabeçar a chapa e, possivelmente, encaminhamento para o vice.

"Ele vai chamar a Gleisi nos próximos dias, o Barranco e os demais presidentes dos partidos da federação em Mato Grosso, para caminharmos juntos e escolhermos os candidatos em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis", disse Fávaro, nesta terça-feira (9).

Em relação ao pré-candidato, Fávaro se esquivou de comentar sobre a disputa interna no PT. O deputado estadual Lúdio Cabral venceu a eleição no diretório municipal para ser o nome da sigla, mas Valdir Barranco, que comanda o diretório regional, garantiu que a definição será tomada pela Executiva nacional, o que mantém as chances da ex-deputada federal Rosa Neide, que desistiu da disputa interna pela candidatura petista.

"Não entramos nesse detalhe e não quero entrar, pois não sou do PT. Nos próximos dias, o presidente disse que vai chamar uma reunião com a Gleisi, Barranco e os demais presidentes dos partidos da federação em Mato Grosso, para alinharmos. Até final de janeiro vamos saber esse detalhe", disse, estabelecendo um prazo para tal definição. 

Além da sigla petista, o PV mantém o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa como possibilidade. Ele, no entanto, enfrenta certa rejeição, pelo fato de estar diretamente ligado à imagem do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet