Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

APÓS REUNIÃO COM LULA

Fávaro mantém 'fresta' para Botelho, mas pondera que candidatura pelo PSD terá que ser discutida com federação

09 Jan 2024 - 17:03

Da Redação - Airton Marques e Max Aguiar

Foto: Guilherme Martimon/MAPA

Fávaro mantém 'fresta' para Botelho, mas pondera que candidatura pelo PSD terá que ser discutida com federação
Após repercussão da reunião com o presidente Lula - na qual fechou compromisso de estar com o PT nas eleições de outubro em Cuiabá -, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) ligou para o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, e garantiu que apesar de todos os prazos dados para Botelho se desvencilhar da celeuma no União Brasil estarem vencidos, as portas do PSD não estão totalmente fechadas para eventual filiação. 


Leia também
Lula irá convocar presidentes de partidos da federação em MT para definir candidatura na capital


De acordo com informações obtidas pelo Olhar Direto, Fávaro ressaltou que em caso de migração, o parlamentar terá que contar com o aval dos partidos que compõem a federação (PT, PV e PCdoB) para concretizar o projeto de disputar o comando do Palácio Alencastro.

A conversa entre Fávaro e Lula foi realizada na tarde desta segunda-feira (8), em Brasília. Na ocasião, o ministro admitiu que até então o PSD não tinha uma pré-candidatura própria e que não havia recebido uma resposta ao convite feito a Botelho, que após meses de cobrança ainda espera um posicionamento definitivo do governador Mauro Mendes. 
Presidente regional do União Brasil, Mendes tem compromisso pessoal com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, mas ainda não sacramentou se o afilhado político será mesmo o nome da agremiação nas urnas em outubro.

Com o posicionamento de Fávaro, Lula questionou o ministro se o partido tinha algum problema em caminhar com a federação. Fávaro disse que não e aceitou a convocação do petista. Saiu do gabinete presidencial com o compromisso de ser chamado para uma nova reunião, desta vez com a presidente nacional do PT, Gleisi Roffmann, e os dirigentes estaduais das três legendas que formam a federação em Mato Grosso.

O encontro deve definir quem será o nome do grupo para disputar a capital. Caso Botelho não entre nessa briga, a contenda deve ficar entre o deputado estadual Lúdio Cabral, que foi escolhido pelos delegados do PT em Cuiabá; a ex-deputada federal Rosa Neide - que tem prestígio com a direção nacional; e o vice-prefeito José Roberto Stopa, aposta do PV e apoiado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Palavra cumprida

Ainda pela manhã, Botelho comentou sobre a reunião de Fávaro com Lula. De acordo com o presidente da ALMT, o ministro cumpriu o combinado feito com ele. Admitiu que extrapolou todos os prazos dados, mas que a retomada da conversa é uma possíbilidade, assim como sua ida para algum dos diversos partidos que lhe fizeram convite.

Botelho deve ter uma conversa definitiva com Mauro ainda em janeiro. O deputado aguarda o retorno do chefe do Executivo estadual no próximo dia 15, após viagem de Mauro com a família. Apesar da pressão de aliados do parlamentar, o presidente do União Brasil ainda resiste a sacramentar a pré-candidatura da agremiação e até eventual saída de Botelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet