Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

problema crônico

Mauro cita 'excesso de programas de assistência' e afirma que fome só será erradicada com criação de empregos

Foto: Reprodução/Youtube

Mauro cita 'excesso de programas de assistência' e afirma que fome só será erradicada com criação de empregos
Em reunião com os governadores que integram o Fórum Brasil Central, o governador Mauro Mendes (União) destacou a importância da existência de programas sociais, como o Ser Família. Pontuou, no entanto, que para a erradicação da extrema pobreza é preciso focar na geração de emprego e renda.


Leia também
“A eficiência precisa estar no centro das nossas atenções”, afirma Mauro em encontro com governadores


O encontro realizado nesta terça-feira (23) no Auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília, foi focado no debate de ações dos estados pela garantia da segurança alimentar.

Sobre o tema, Mauro avaliou que há um excesso de programas de assistência no país, enquanto é preciso fomentar o setor econômico, para que a população beneficiada por tais projetos passe a ter sua própria renda por meio do trabalho.

“No Brasil, como um todo, sinto que temos um excesso de programas de assistência. Isso tem lado bom, mas por outro lado cria seus problemas. É comum escutarmos nos diversos cantos do país reclamações sobre a falta de mão de obra, pois muitas pessoas preferem ficar – especialmente naqueles trabalhos com remuneração mais baixa – trabalhando sem carteira assinada, na informalidade, para contar com os programas federais, estaduais e municipais”, afirmou.

“Em Mato Grosso, o melhor programa social que temos é o de geração de emprego e renda. Nossa taxa de desemprego é a segunda menor do Brasil, 2,4%. Dados de economia mundial mostram que taxas abaixo de 3% são consideradas de pleno emprego. Se temos uma grande empregabilidade em algumas regiões do Brasil, não justificaria ter tantos programas”, acrescentou.

Neste sentido, Mauro reforçou que só a estabilidade econômica gera um ambiente que estimule o investimento. “O Brasil é a maior potência mundial na produção de alimentos, pois somos o maior exportador líquido de alimentos para o planeta. Se somos um grande exportador, é inadmissível que dentro do país tenhamos milhões de pessoas padecendo por falta de alimentos. Mas, temos que sempre olhar para um caminho de saída, para que o verdadeiro programa da dignidade esteja no emprego”.

“Em 2023, nós fizemos (em Mato Grosso) uma revisão do programa que tínhamos, com 110 mil famílias inscritas. Ao fazermos essa revisão, caímos para 65 mil famílias, pois muitas pessoas estavam recebendo sem se enquadrar mais no perfil”, pontuou.

Fórum

Dentre os participantes, estão presentes os governadores Ibaneis Rocha (DF), Eduardo Riedel (MS), Carlos Brandão (MA), Marcos Rocha (RO) e Wanderlei Barbosa (TO). O governador Ronaldo Caiado (GO) enviou um representante.

Ainda nesta terça ocorrerá a Assembleia de Governadores do BrC, que incluirá a eleição do novo presidente. Atualmente, o presidente é o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes. A eleição acontece anualmente, e a posse do novo presidente será realizada ao final do evento.

O evento também conta com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, que abordou a temática da segurança alimentar. Além disso, o ministro assinou, em conjunto com o Consórcio Brasil Central, um Acordo de Cooperação Técnica sobre o Plano Brasil sem Fome.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet