Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TRÊS ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO

Mato Grosso atinge mais de 4 mil notificações para casos de dengue

Foto: Divulgação/Fiocruz

Mato Grosso atinge mais de 4 mil notificações para casos de dengue
Mato Grosso ultrapassou o número de 4 mil casos de dengue, conforme dados do Ministério da Saúde, até a data desta quarta-feira (14). São mais de mil casos registrados apenas neste início de fevereiro. 


Leia mais
Lei Seca resulta na prisão de 127 condutores por embriaguez ao volante durante o Carnaval


Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, de janeiro a 2 de fevereiro de 2024, foram notificados 2.689 casos de dengue, sendo 1.496 confirmados e um óbito. 

Nos novos registros, há três mortes sendo investigadas. Dos casos, 2.952 foram confirmados. O coeficiente de incidência para a doença no estado é de 114,2, para cada 100 mil habitantes. 

As notificações de zika chegaram a 4, mas nenhuma foi confirmada até o momento. Já os dados de chikunguya apontam para 797 notificações, sendo 728 casos confirmados. Nenhuma morte pelas doenças foi registrada.

Enfrentamento

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) elaborou um Plano de Contingência para enfrentamento das arboviroses zika, dengue e chikungunya. O documento contém as ações estratégicas a serem adotadas pelo Estado e municípios com o objetivo de fortalecer a prevenção e controle das doenças em Mato Grosso.

De acordo com o plano, a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES irá monitorar os indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais; o aumento na procura por unidades de saúde por pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zika ou aumento no número de internações; a execução das ações do Plano de Contingência Estadual no âmbito regional e também fará a avaliação das ações propostas nos planos de contingência regionais.

Cidade em alerta

Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) decretou situação de emergência após o município registrar mais de 1,2 mil casos de dengue e chikungunya. O decreto foi publicado no diário da Associação dos Municípios (AMM), na última sexta-feira (9).

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, entre janeiro e fevereiro de 2024 o município registrou 766 casos de dengue e 555 de chikungunya.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet