Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DESMATAMENTO NO CERRADO

Mendes diz que ilegalidades descredibilizam o Brasil mesmo com a lei ambiental mais restritiva do mundo

Foto: Reprodução

Mendes diz que ilegalidades descredibilizam o Brasil mesmo com a lei ambiental mais restritiva do mundo
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) esteve em Brasília nesta quarta-feira (27), reunido com ministros do governo Lula (PT) e governadores de outros cinco estados. A pauta foi  discutir o pacto pela redução do desmatamento ilegal no cerrado. Em entrevista coletiva após o evento, o Chefe do Executivo comentou sobre a contradição do Brasil ter a lei ambiental mais restritiva do mundo e ainda assim imperar ilegalidades por aqui. 


Leia também
Secretário afirma que detentos do PCC que estavam no Capão serão transferidos para espaço em frente à PCE


“O Código Florestal Brasileiro é a lei ambiental mais restritiva do mundo. Qual é o problema? São as ilegalidades e estamos convivendo com elas há muitos anos e não conseguimos erradicar. A presença dessas ilegalidades, de alguém que não cumpre a lei, tira de nós a credibilidade de bater no peito e dizer: temos a lei mais restritiva e cumprimos essa lei”, disse o governador. 

Com relação ao cerrado em Mato Grosso, o chefe do Paiaguás diz que o estado cumpre a legislação e preserva o que é determinado pelas normas ambientais.  “No cerrado brasileiro é permitido que você use 65% [do território], você preserve 35%. Essa é a legislação vigente no nosso estado”.

Além de Mendes, participaram os ministros Rui Costa (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento), Carlos Fávaro (Agricultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia). Os governadores de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.  A pauta da reunião é “Pacto pela Redução do Desmatamento Ilegal no Cerrado”. 

No final do ano passado, Mato Grosso registrou queda de 18% na taxa de desmatamento no Cerrado, no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Os dados são do  Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Exclusivamente no bioma, foram aplicados R$ 189,6 milhões em multas ambientais por combate ao desmatamento ilegal nos onze meses de 2023. Ao todo, 1.407 autos de infração foram lavrados e 906 áreas embargadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet