Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

suspeita de tráfico

Avião vindo da Bolívia faz pouso forçado em MT após ser interceptado pela FAB; veja vídeo

Foto: Reprodução

Avião vindo da Bolívia faz pouso forçado em MT após ser interceptado pela FAB; veja vídeo
Aeronave precisou fazer um forço forçado em Rondolândia (1.600 km de Cuiabá), após tentar invadir clandestinamente espaço da Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde de quarta-feira (10). Os tripulantes colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.


Leia mais
Acidente entre carro e caminhonete deixa duas pessoas mortas e quatro feridas na BR-364


Informações da assessoria de imprensa da FAB são de que o avião, suspeito de transportar drogas, foi identificado como MB-810D Seneca, matrícula PT-RQY, oriundo de Brasília.

Sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram acionadas no momento em que o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), tendo sido interceptado às 13h30 (horário de Brasília).

Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinado pela Defesa Aérea que o piloto da aeronave mudasse a rota e realizasse um pouso obrigatório em Cacoal (RO), que foi desobedecido.

Diante do descumprimento da determinação, o avião clandestino foi alvejado com um Tiro de Aviso, a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. 

Neste momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, próximo a Rondolândia. Em solo mato-grossense, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.

As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave não tinha permissão para voar, pois estava com o certificado de aeronavegabilidade vencido.

Veja vídeos


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet