Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

DESMATE QUÍMICO

Deputado sobrevoa área do Pantanal e diz que destruição é muito mais grave: "cemitério de árvores"

25 Abr 2024 - 10:35

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Deputado sobrevoa área do Pantanal e diz que destruição é muito mais grave:
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) sobrevoou parte da área do Pantanal de Mato Grosso, em Barão de Melgaço, que foi devastada por um pecuarista e que ganhou repercussão nacional nas últimas semanas. Nesta quinta, o parlamentar afirmou que a situação é muito mais grave do que as fotos e imagens divulgadas pela imprensa. 


Leia também
Mendes discorda de Pacheco sobre soltura de traficantes e diz que Congresso pode fazer leis melhores


“As imagens que nós vislumbramos pessoalmente in loco, são muito mais agressivas, muito mais graves e impactam muito mais do que as imagens que foram apresentadas pelo programa Fantástico”, disse. “É um verdadeiro cemitério de árvores, é um crime hediondo, provavelmente o maior crime ambiental das últimas décadas no país”, disse o deputado Santos. 

O pecuarista Claudecy Oliveira é acusado de ter gastado mais de R$ 25 milhões para promover, de forma criminosa, ações e desmates químicos numa área de mais de 81 mil hectares no Pantanal. Ele foi multado em R$ 2,5 bilhões pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

Wilson contou que conversou com dois capatazes que estavam numa fazenda e que eles afirmam que “foram anos e anos” do pecuarista utilizando o composto químico para promover a destruição do bioma. 

Ele contou que próximo a poucos quilômetros da área devastada há pelo menos 3 rios.  Por isso, disse que vai se reunir com o Indea e a Sema a fim de saber se houve contaminação de gado, contaminação do lençol freático, e dos respectivos rios

“É muita audácia. Muita audácia, o fazendeiro já foi punido anteriormente, mas ele é audacioso e reincidente nesse crime. Não sei quantos anos o ambiente ali vai necessitar para se recuperar”, comentou. Na avaliação do parlamentar, a Sema precisa modernizar-se e garantir equipamentos que possam detectar e prever ações do tipo antes que a “porta seja arrombada”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet