Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Esportes

Presidente da África do Sul pede Copa "em homenagem" a Mandela

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, desejou nesta quinta-feira que a Copa do Mundo 2010 no país seja um sucesso "em homenagem" ao ex-presidente Nelson Mandela, libertado há 20 anos das prisões do apartheid.


O herói da luta contra a segregação racial e primeiro presidente negro da África do Sul teve "papel central para ajudar o país a obter o direito se sediar este importante evento", afirmou Zuma durante de seu discurso à nação, na presença de seu ilustre antecessor. "Para isso, devemos fazer da Copa do Mundo um enorme sucesso em sua memória", afirmou.

Nelson Mandela, hoje com 91 anos, acompanhou o discurso na tribuna do Parlamento, que o homenageou em uma de suas raras aparições públicas.

O último presidente do apartheid, Frederik W. De Klerk, com o qual Mandela negociou a transição pacífica à democracia; o primeiro presidente da Zâmbia independente, Kenneth Kaunda; o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping; e os veteranos da luta contra o apartheid também foram convidados.

O primeiro presidente negro da África do Sul estava acompanhado de sua terceira mulher, Graça Machel. Ele entrou discretamente, protegido, como sempre, dos olhares públicos em razão de sua saúde bastante comprometida. A Assembleia explodiu na chegada de Mandela, com os presentes entoando a tradicional canção "Mandela, não há pessoa como você".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet