Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fabricantes de máquinas agrícolas querem importar aço em conjunto

Os fabricantes de máquinas agrícolas anunciaram nesta quinta-feira que farão um pool para importar aço em conjunto. A medida foi discutida pela Csmia (Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas), que reúne 160 membros da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).


O objetivo é tornar mais barata a produção de máquinas e implementos agrícolas, deixando os produtos mais competitivos. Cerca de 30 empresas já se cadastraram para fazer parte do grupo.

O setor de máquinas e implementos agrícolas usa aproximadamente 60 mil toneladas de aço por mês -- excluído o segmento de tratores e colheitadeiras --, segundo a câmara.

Em nota, declara que "a decisão foi tomada após discussões entre os empresários e tentativas de conseguir descontos para a compra do insumo dentro do país."

Para a Csmia, o cenário atual é preocupante. "A indústria brasileira de máquinas agrícolas está perdendo competitividade devido à valorização excessiva do real frente ao dólar e ao alto preço do aço no mercado interno, principal insumo para a cadeia produtiva", avalia.

As previsões é que, com aumento da demanda neste ano, ocorra o aumento de preços pelas indústrias de aço para recuperar margens.

"O aço no mercado externo continua sendo mais barato que no Brasil o que não deveria acontecer já que somos o maior produtor de minério de ferro no mundo. Não podemos ficar reféns das siderúrgicas nacionais e devemos buscar alternativas para acelerar a recuperação do setor no pós-crise", afirma o presidente da câmara, Celso Casale.

De acordo com o grupo, em outros mercados, é possível encontrar chapas de aço com qualidade semelhante ao produto brasileiro até 50 % mais barato, chegando aqui com valor pelo menos 20% inferior ao produzido no Brasil mesmo incluindo os custos com transporte, impostos e demais despesas com importação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet