Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Memorial da Água é importante referência para eventos culturais e ambientais

Inaugurado em maio de 2008, o complexo do Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ (ETAs I e II), localizado no bairro Quilombo, entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, é considerado hoje um dos mais importantes locais para realização de eventos culturais e ambientais de Cuiabá. O local tornou-se palco de visitações diárias de unidades educacionais, pesquisadores, companhias de saneamento e população em geral não só da capital, mas também de Várzea Grande e interior do Estado de Mato Grosso.


Denominado pelo projeto histórico original de “Museu Vivo da história do abastecimento de água mato-grossense”, o memorial abriga a ‘Sala de Memória, Sala de Pesquisa e Biblioteca temática, onde o visitante pode conhecer um pouco da história da água e do saneamento do município de Cuiabá, que é divulgada por meio de documentos, fotografias, exposições de máquinas, peças Antigas, pinturas, painéis explicativos, entre outros arquivos históricos.

O local possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e um Chafariz; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

O Memorial da Água foi revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social e político econômica do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.

As duas ETAs respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira. A ETA I (Engº José Brunello Bombana), primeira Estação de Tratamento de Água de Cuiabá, foi construída em 1940. Já a ETA II (General Austragésilo Homen de Mello) foi inaugurada em1970. Após a revitalização os dois prédios, edificados nos padrões da época, foi valorizado.

Informações:
3313–3335 / 8454-3185 com Waleska Spinelli (Sanecap)

memorial@sanecap.com.br
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet